10 FEV 2017
SEC. GERAL DO GOVERNO
Prefeito encaminha demandas em Brasília

O prefeito Milton Shmitz a convite da Associação dos Municípios do Planalto – Ampla, acompanhou a comitiva de 18 prefeitos que esteve em Brasília de 7 a 8 de fevereiro. O Chefe do Executivo de Carazinho cumpriu uma extensa e produtiva agenda que envolveu diversas audiências com ministros e deputados.   O prefeito destaca que como convidado da Ampla, Carazinho foi protagonista.  “Naquele momento, éramos o maior município da comitiva, seguido de Marau. Em função disso, e também, da nossa expressiva vitória no município e dos muitos contatos com deputados e ministros, tivemos em diversos momentos espaço para nos pronunciarmos sobre Carazinho. Foi uma participação  muito construtiva”, afirmou.

Em relação as demandas que foram levadas,  destaca  que está dando ênfase, na área de saúde, ao projeto que solicita  a ampliação  do  Custeio da Média e Alta Complexidade  - o aumento do  teto MAC de Saúde que corresponderia  a mais  R$ 3.500.000,00. “Conseguir esse recurso é importante para termos assegurado o repasse  para o HCC”, afirma.

Segundo Schmitz, também foi dada uma atenção especial ao projeto que pleiteia  recursos  para  construção do trevo  de acesso  `a Avenida das Indústrias na  BRS 285. Para realização da obra estima-se a necessidade de aproximadamente R$ 3.240.000,00. Foi encaminhado ainda, um projeto solicitando  uma verba  para a Secretaria de Agricultura  no valor de  R$ 250 mil  que será investido na  instalação de Redes de Abastecimento de água em zonas rurais. Segundo o prefeito, estas são algumas das inúmeras demandas que foram levadas à Brasília e protocoladas como necessidade.  “Todos os prefeitos protocolaram projetos, a diferença é que nós, pelo tamanho e pujança do município, tivemos  mais acesso e portas abertas”, reconhece.

Destacou ainda, a importância de cadastrar projetos nos ministérios. “A partir do cadastramento teremos um número de protocolo através do qual poderemos acompanhar de Carazinho o  andamento dos trâmites.  É fundamental que tenhamos esse entendimento porque  tem muitos recursos  que podemos buscar efetivamente em Brasília  a  partir da apresentação de projetos bem elaborados e conhecimento  dos caminhos”,  enfatiza  o prefeito.

Nos dois dias em que ficou em Brasília Milton Schmitz teve audiência com a Bancada Gaúcha cujo coordenador é o deputado Federal Giovani Cherini (PR). Manteve contato com os deputados Darcísio Perondi (PMDB), Mauro Pereira (PMDB), Danrlei de Deus Hinterholz(PSD) Luis Carlos Heinze (PP)  Jerônimo Gorgen (PP) e  Afonso Motta.(PDT)

Na Esplanada dos Ministérios a comitiva participou de uma audiência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o chefe de Gabinete Coaraci Nogueira de Castilho e outra com a Coordenadora Geral da Assistência Social, Maria do Carmo de Carvalho. O prefeito destacou ainda, as audiências com o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra (PMDB)e na Casa Civil  com o Ministro  Eliseu Padilha.

Esteve presente também em algumas audiências  em Brasília o deputado estadual  Vilmar Perin Zanchin (PMDB) e  o responsável, no governo Sartori, por atender os gestores no Gabinete dos Prefeitos na Casa Civil, Romano Guerra.

10/02/2017
Prefeito encaminha demandas em Brasília