25 JAN 2017
SEC. GERAL DO GOVERNO
Extinção da Fundetec aponta para uma gestão administrativa enxuta e eficaz

O Executivo Municipal encaminhou na manhã de hoje, 25 de janeiro,  à Câmara Municipal de Vereadores  o projeto de Lei  nº 010/2017 que autoriza a extinção  da Fundação  Educacional e Tecnológica de Carazinho – FUNDETEC.  Este projeto dá início a uma série de reformas estruturais  da administração municipal, dando cumprimento às metas de controle de despesas de custeio e de reorganização  no âmbito da  administração  direta e indireta do município de Carazinho.

As circunstâncias atuais  exigem  que o município tenha uma estrutura administrativa  enxuta, transparente , eficaz , inserida em um modelo pautado pela modernização  da gestão  e pela priorização das atividades  diretamente  envolvidas  no atendimento às necessidades  dos seus cidadãos.

No período de  2013 a 2016 a FUNDETEC gastou R$ 947.805,03. Desse total, somente com a remuneração  e encargos patronais  da diretoria Administrativa  e Financeira foram gastos  R$ 802.071,67. Portanto, cerca de  85% foram aplicados apenas na manutenção  de sua estrutura administrativa .

Atualmente o município  de Carazinho  conta com ampla estrutura instalada do Sistema “S” e,  em  se mantendo a  estrutura  funcional, não  há possibilidade  de contratação  de cursos profissionalizantes, já que a Fundação, através  de suas sucessivas gestões vem  constantemente tendo julgado suas contas irregulares.

Conforme processo  nº 1922-0200/14-0 do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE/RS, o contrato entre  a FUNDETEC e o SENAC, objetivando a realização de cursos profissionalizantes  de qualificação e geração de renda  para jovens e adultos do município de Carazinho, foi julgado irregular em razão de não haver, por parte  da Fundação, uma   tentativa  de regularização das falhas apontadas. O que ficou evidenciado apenas, foi a terceirização  da atividade principal da entidade.

A partir da extinção da FUNDETEC a administração pretende  contratar cursos gratuitos  junto aos Sistema “S” dando prioridade  aos membros  de famílias  cadastradas no Bolsa Família.

Autor: Assessoria de Comunicação