24 NOV 2016
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
Está jorrando expectativa otimista de construção do Balneário de Águas Termais no município de Carazinho

Na manhã desta quinta-feira (24), no salão nobre do Palácio do Comércio, foi apresentado o projeto para a instalação do Parque de Aguas Termais em Carazinho. O Secretário de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana, Emerson Ludwig, juntamente com o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, engenheiro Jorge Alberto Baltar, e o autor do projeto, engenheiro Carlos Alberto Maran, explanaram sobre a elaboração do projeto e revelaram que a cada dia que passa o mesmo está emergindo das profundezas do Aquífero Guarani. O prefeito Renato Süss salientou que já está incluído no orçamento 2017, o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) para os trabalhos de perfuração do solo. Na sequência usaram da palavra, as Secretárias de Administração, Mirian Wittman e Assistência Social, Cassiane Pollo, ambas do município de Machadinho/RS, que relataram todo desenvolvimento do projeto e os benefícios do mesmo para aquele município e região.

PROJETO APRESENTADO:

1 - O QUE FAZER:

Através da prefeitura Municipal de Carazinho, perfurar um poço para coletar água do “Sistema Aquífero Guarani”.

2 – COMO FAZER:

Através de orçamento do Município e verbas federais, possivelmente do Ministério do Turismo.

3 – ONDE FAZER:

Em área de pelo menos cinco hectares, junto do Parque da cidade, ou outros.

4 – DADOS TÉCNICOS:

A profundidade aproximada da perfuração é estimada em 800 m. A temperatura da água “termal” estará entre 36,50 C e 390 C. A água provavelmente será do tipo mineral e potável.

5 – COMO EXPLORAR:

O Município de Carazinho abre um comodato de no máximo 35 anos, cedendo à área e o poço já perfurado para exploração pela iniciativa privada, para fins exclusivos de Turismo, ou seja, construção de um complexo termal.

6 – VANTAGENS ECONÔMICAS:

As vantagens são imensuráveis. Pode-se atrair mensalmente milhares de visitantes ao nosso Município (Piratuba atrai atualmente 20.000 visitantes por mês). O comércio local certamente vai incrementar suas vendas e o Município vai arrecadar mais ICMS, entre outros benefícios. Os hotéis aferirão lotação muita acima da hoje existente. A necessidade de transportar os Turistas dos hotéis para a área das termas fará nascer um transporte terceirizado de Vans, que supomos, terá seus custos assumidos pelos hotéis interessados em melhor atender os turistas.

Autor: Imprensa

24/11/2016