Ir para conteúdo do site
Siga

Ir para conteúdo

Prefeitura de Carazinho - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

16/11/2016
Avião localizado no Trevo de acesso a Carazinho será revitalizado

A partir desta quinta-feira, dia 17 de novembro, uma força-tarefa conjunta entre a Prefeitura Municipal e o Aeroclube de Carazinho, busca dar melhor aparência ao Avião localizado no Trevo de acesso a Carazinho, na BR 285, ponto turístico e um dos símbolos da cidade. Além do próprio avião que receberá nova pintura e adesivagem, a revitalização contemplará também a base de fixação do avião no solo.

O trabalho de pintura será realizado no Aeroclube de Carazinho, e a instalação da aeronave no local deverá ser concluída até o final da próxima semana.

 

Na história

 

Homenagem póstuma Cmte. Ruy Della Méa

O monumento foi inaugurado no dia 24/11/2006 no trevo de acesso a Carazinho, na BR 285, em homenagem ao centenário da aviação e ao primeiro instrutor do Aeroclube de Carazinho, Comandante Ruy Della Méa. O avião Regente, de fabricação da Embraer e doado pela Força Aérea Brasileira, foi colocado no canteiro do trevo. O Neiva Regente é um avião monomotor de asa alta com ótima performance em baixas velocidades e de desenho convencional. Fabricado pela Indústria Aeronáutica Neiva, foi empregado apenas pela Força Aérea Brasileira. É uma aeronave com trem de pouso fixo e triciclo, bem adaptada para operar em pistas não preparadas.

Foram produzidas quarenta aeronaves em duas versões bem similares. Uma era destinada a função de ligação e observação, por isso era chamada de Regente ELO (Esquadrilha de Ligação e Observação). Esta versão possuía a fuselagem rebaixada na traseira para permitir uma maior visibilidade. Foi designada pela FAB como L-42 e retirada de operação em 2002.

A outra versão era a de carga ou utilitária (C-42 ou U-42). 20 aeronaves ainda se encontram em operação.

Ambas as versões possuem quatro pontos duros sob as asas para foguetes ou bombas.

O Neiva Regente e o Neiva Universal foram os primeiros aviões metálicos produzidos no Brasil. Estes projetos e o Aerotec T-23 Uirapuru criaram normas e padrões para a iniciante indústria aeronáutica brasileira, organizando o setor e preparando o caminho para o surgimento da Embraer.

Autor: Imprensa

 
 
 
 
Prefeitura de Carazinho-RS
SIGA-NOS
endereço
ENDEREÇO
Av. Flores da Cunha, nº 1264
CEP: 99500-000
atendimento
ATENDIMENTO
De Segunda-feira a Sexta-feira das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17h00.
contato
CONTATO
(54) 3331-2699
prefeitura@carazinho.rs.gov.br
newsletter
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber, em seu e-mail, informativos da Prefeitura de Carazinho
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia