01 AGO 2016
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
1º Sábado Cultural Movimenta Carazinho

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, que reuniu diversas formas de cultura produzidas na cidade.

Diversidade cultural são duas palavras que definem bem como foi a tarde deste sábado, 30 de julho, em Carazinho. A sede da Fuccar ficou pequena em meio a tantas formas e expressões culturais, que foram da pintura a fotografia, do artesanato indígena a pirografia, do rap a música clássica. "Essa é uma oportunidade muito especial, é uma iniciativa de extrema importância para a cidade. Eu pude conhecer muitas pessoas, conversar e mostrar para elas o trabalho que eu faço, transmitir a minha visão da arte", destacou a artista plástica Vanessa Arendt.

Das duas da tarde até às oito da noite, crianças, jovens, adultos e idosos conheceram o talento de diversos artistas que produzem cultura bem aqui, em Carazinho. O presidente da Fundação Cultural de Carazinho - Fuccar, Valdir Azambuja, ficou feliz com a iniciativa e ressaltou que as portas da Fuccar estão sempre abertas para eventos como este. "Para nós é uma alegria imensa porque assim celebramos a arte em todos os níveis. E é por isso que a Fuccar existe, porque alguns carazinhenses nem sabem bem a função da Fuccar e a Fuccar tem essa função, de propagar a arte", ressaltou Valdir.

Segundo os organizadores, cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, que contou com 14 expositores e 7 shows acústicos. "Carazinho pede movimentação cultural, as pessoas só não vão nos lugares porque não conhecem. As pessoas ficaram muito contentes com o espaço, todo mundo trouxe um pouquinho de si e vai sair levando um pouquinho de todos", disse a professora de história e integrante do projeto "Carazinho em Imagens", Bruna Anacleto.

Quem passou por lá gostou do que viu - e já espera ansiosamente a próxima edição do evento. "Eu pude conhecer bastante coisa diferente lá, achei muito bacana, deveria ter muito mais disso na cidade", comenta o estudante de publicidade Gabriel Santos Gonçalves. Para a alegria de todos, o músico e idealizador do evento, Tiago Kreutzer, já confirmou que a próxima edição do Sábado Cultural acontecerá no mês de setembro.

O evento encerrou com a apresentação de estreia da Orquestra Comunitária de Carazinho, que encantou o público com músicas populares, incluindo o tema de abertura da série "Game of Thrones", e com a apresentação do Grupo de Percussão da Fuccar. O Sábado Cultural foi realizado pela Orquestra Comunitária de Carazinho, com organização da Editora os Dez Melhores e Café Espacial, e apoio cultural da Fuccar.

Autor: Imprensa