12 JUL 2016
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Carazinho é sede do 143º Fórum Anual da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência)

Nesta terça-feira, dia 12 de julho, o município de Carazinho está sediando o 143º Fórum Anual da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência). O evento está sendo realizado no Salão de Atos da Ulbra, e conta com a participação de 19 municípios da região

Programação:

8h às 8h30: Credenciamento

9h às 11h: Abertura Oficial e Diagnóstico Regional da Acessibilidade e Inclusão

11h às 12h: Políticas Públicas Inclusivas - Relação Estado e Município

12h às 13h30min: Intervalo

13h30min às 16h30min: Oficinas Temáticas

16h30min: Encerramento

Oficinas temáticas :

Politicas Públicas para Altas Habilidades:

Espaço de discussão sobre diretrizes para fomentar a implementação de Políticas Públicas direcionadas as Altas Habilidades/ Superdotação no âmbito dos governos locais.

Conselho e Comitê Gestor - espaços de monitoramento e implementação:

Espaço de discussão sobre a importância destes órgãos para a inclusão social da pessoa com deficiência, através da implementação e monitoramento das Políticas Públicas, com foco no aprimoramento de mecanismos de fiscalização e qualificação das mesmas na região. Também busca esclarecer sobre a criação, funcionamento e diferenças entre estes dois espaços dentro da administração pública.

Passe Livre - sensibilização da rede de Assistência Social:

Espaço de discussão e esclarecimentos relativos a concessão do Passe Livre Intermunicipal, aproximando a pessoa com deficiência dos demais programas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) assim como apresentar a nova dinâmica do serviço estabelecida pela Faders Acessibilidade e Inclusão.

Deficiência Intelectual: Espaço de discussão sobre Deficiência Intelectual abordando este conceito e as questões que envolvem o fazer pedagógico no dia a dia do contexto escolar.

Implementação da LBI no Município e o Legislativo Acessível:

Espaço de discussão e sensibilização dos gestores, vereadores, conselhos, entidades da sociedade civil e comunidade para os desafios da implementação da LBI em seu Município a partir de seus avanços normativos e fomento a revisão da legislação municipal conforme o novo marco legal.

Autor: Imprensa

12/07/2016