08 JUN 2016
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Estudo e troca de saberes aqueceram as formações da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura proporcionou, neste início de junho, os encontros de formação envolvendo os profissionais da rede. No dia 06,  turno da noite, os profissionais que atuam nas turmas de 0 a 3 anos da Educação Infantil   reuniram-se no auditório do Capsem e desenvolveram as formações temáticas, cujas escolas tiveram oportunidade de explanar acerca de estudos prévios desenvolvidos sobre duas obras: “Interações: ser professor de bebês, cuidar, educar e brincar, uma única ação” e “O trabalho do professor na Educação Infantil”.

Na mesma data, no Auditório da EMEF Patronato Santo Antônio, os professores do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, bem como as equipes diretivas, participaram da formação sobre competência leitora, palestra ministrada pela Professora Ms. Daniela Pedra Mattos, Assessora Pedagógica da Editora SM. O encontro teve o objetivo de qualificar ainda mais o corpo docente nas área da leitura, principalmente quanto a sua função social e transformadora. Durante o encontro, os professores também tiveram oportunidade de apreciar a mostra de trabalhos dos estudantes dos 5º anos da rede referente à Semana do Meio Ambiente.

Finalizando o ciclo de formação para esse mês, aconteceu no dia 07 de junho, no auditório do Capsem, o encontro para os professores das turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil. A dinâmica aconteceu em torno do estudo prévio das obras: “Matemática no dia a dia da Educação Infantil – rodas, cantos, brincadeiras e histórias” e a “Matemática de 0 a 6 anos: resolução de problemas”.

Os encontros de formação fazem parte do projeto “Formação em Foco”, organizado pela Coordenadoras da SMEC, Lenir Schneider, Marciane Mertins Müller, Márcia Menta da Costa e Vânia Maria Tavares Ferreira e tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam na rede, de forma que possam contribuir com a melhoria no processo de ensino e aprendizagem e acontecem ao longo do ano de 2016.

Autor: Imprensa