23 FEV 2016
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
Adesão à REDESIM é oficializada em Carazinho

Na noite desta terça-feira, 23 de fevereiro, foi realizado o lançamento da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), o evento aconteceu no escritório do Conselho Regional de Contabilidade, localizado na Av. Flores da Cunha 2455, conjunto 1, em Carazinho. Em todo Estado, o SEBRAE e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) são parceiros na implementação da REDESIM nos municípios. O objetivo é simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. Em Carazinho, o lançamento oficial contou com a presença da Secretária Municipal de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana, Luciana Basso;  presidente do Conselho Regional de Contabilidade e proprietário do  Escritório Solução, Clóvis Rocha; presidente da ACIC, Jocélio Cunha;  secretário Geral da Junta Comercial, José Tadeu Jacoby; consultor do SEBRAE/RS, Lourenço Mayer, e do técnico de políticas públicas do SEBRAE/RS, Patrick Strapazzon.

O processo de adesão do município de Carazinho ao sistema começou no ano passado, e para aperfeiçoar o processo, a equipe também visitou o município de Erechim, um dos primeiros a adotar a REDESIM no Estado. O sistema dá mais celeridade ao processo de abertura de novos empreendimentos, estimula os empreendedores e oportuniza crescimento. Agora, todo processo de abertura da empresa será iniciado eletronicamente a partir do site da Junta Comercial www.jucergs.rs.gov.br, onde o empreendedor vai acessar o sistema da REDESIM e fazer um pedido de viabilidade. Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana, Luciana Basso, uma equipe vai verificar o grau de risco, o zoneamento e a necessidade de liberação da vigilância sanitária, da área ambiental e dos bombeiros, e em 48 horas, o empresário vai saber sobre a viabilidade de seu negócio e, em até cinco dias, vai ter a liberação do alvará provisório, para os casos de baixo risco.

Autor: Imprensa

23/02/2016