27 JAN 2016
SEC. SAÚDE
Reunião para combate ao Mosquito Aedes aegypti em Carazinho

Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de janeiro de 2016, aconteceu importante reunião no Gabinete do Prefeito Municipal de Carazinho, com participação da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, representada pelo Major Lago; Douglas Kurtz, Coordenador da 6ª CRS; Secretária Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, Fernanda Da Cás; bombeiros, Brigada Militar, Patrulha Ambiental, Grupo de Socorristas Voluntários (GSV) secretários municipais e servidores da área da saúde.

O encontro foi realizado para tratar da infestação do Mosquito Aedes Aegypti no município, confirmado pelo último LIRA (índice de infestação) de 7.0, o que significa o dobro de novembro de 2015.

Todos os integrantes da reunião manifestaram a preocupação em conscientizar a população do município quanto aos cuidados em suas residências, sendo que foi definida uma verdadeira força tarefa, com todos os órgãos engajados na luta contra o mosquito, sendo que deverá ser criada uma lei municipal, pela qual as pessoas poderão ser advertidas e até punidas com multa, em caso de manterem criadouros de mosquitos, mesmo após visita dos agentes e notificação de irregularidades. Também ficou definido que deverá haver ampla campanha de conscientização da população através da imprensa, com relação ao perigo que representa a ação do Aedes Aegypti.

Ao final do encontro ficou agendado para o próximo sábado, dia 30 de janeiro, um mutirão com varredura mecânica de todo o material que possa ser um criadouro no Bairro Oriental, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Carazinho, está solicitando que todos os moradores que colaborem com a entrada dos agentes em suas casas. E na ocasião também serão recolhidos entulhos que serão retirados pelos agentes.

Autor: Imprensa

27/01/2016