10 NOV 2015

MUTIRÃO PARA BUSCA ATIVA

BAIRRO VILA RICA / TERÇA-FEIRA 17 DE NOVEMBRO/2015

Objetivo:

Levar cidadania à comunidade, garantindo acesso a serviços de assistência social, através de busca ativa.

PROGRAMAÇÃO:

INÍCIO: 08 hora e 30 minutos

Atividades que serão desenvolvidas :

·         Atualização cadastral do Cadastro único

·         Cadastramento

·         Encaminhamentos

·         Identificação e o acompanhamento das famílias em descumprimento de condicionalidades

·         Visitas domiciliares

·         Oficina de artesanato

·         Visita do Primeira Infância melhor (PIM)

- Divulgação e pré inscrições para cursos do PRONATEC - ( Acessuas Trabalho)

Busca Ativa: A Busca Ativa é levar o serviço público ao cidadão, sem esperar que as pessoas mais pobres cheguem até o Poder Público.Um dos grandes desafios da Busca Ativa é alcançar aqueles que não acessam os serviços públicos e vivem fora de qualquer rede de proteção social. A ausência de documentação civil, migrações constantes, residência em territórios com conflitos, pertencimento a populações tradicionais que habitam áreas isoladas ou distantes, pertencimento a segmentos socialmente excluídos, desconhecimento de seus direitos, entre outros, dificultam o acesso dessas famílias aos programas sociais municipais.

Assim, a Busca Ativa refere-se à localização, inclusão no Cadastro Único e atualização cadastral de todas as famílias vulneráveis , assim como o encaminhamento destas famílias aos serviços da rede de proteção social.

Mutirões, campanhas, palestras e atividades socioeducativas; o cruzamento de bases de dados; a promoção de visitas domiciliares dos agentes de assistência social, dos agentes de saúde, entre outros, serão utilizados neste trabalho.

Autor: Imprensa