05 NOV 2015
SEC. SAÚDE
Gestão Plena de Saúde em Carazinho foi pauta de audiência na Casa Civil

Na tarde de quarta-feira, dia 04 de novembro, o Prefeito Renato Süss juntamente com prefeitos e representantes da área da saúde das cidades de Carazinho, Lagoa dos Três Cantos, Almirante Tamandaré do Sul, Santo Antônio do Planalto, Não-Me-Toque, Victor Graeff e Coqueiros do Sul, participaram de audiência na Casa Civil em Porto Alegre, para tratar de questões relativas à saúde da região, que tem Carazinho como referência na gestão plena.

O Secretário Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Carazinho, João Ricardo Hartmann, expôs a situação da região, onde os municípios têm auxiliado na complementação dos recursos oriundos do Ministério da Saúde para o custeio do Hospital de Caridade. Além disso, em decorrência da crise financeira do Estado, a instituição tem enfrentado, igualmente, dificuldades para fazer frente aos gastos com custeio.

O secretário da Casa Civil, Márcio Biolchi, e o diretor Rogério Nardeli, da Secretaria Estadual da Saúde, receberam as reivindicações, que foram ratificadas pela Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, representada na reunião pela deputada Zilá Breitenbach. Um dos pedidos apresentados é para que o Estado encaminhe, por meio da Comissão Inter-gestores Bipartite (CIB/RS), da Secretaria da Saúde, a correção dos valores do teto da Gestão Plena. Os representantes municipais também solicitaram um ambulatório de Urologia e alteração na referência para os atendimentos em traumatologia e ortopedia.

O secretário Márcio informou que o Estado tem feito os esforços possíveis, tendo em vista a falta de recursos para pagamento de todas as obrigações. Pela proposta do governo do Estado, os débitos serão pagos em parcelas mensais a partir de 2016. O Fundo Estadual de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados Sem Fins Lucrativos e Hospitais Públicos, visando auxiliar o encaminhamento de solução para o caso, instituiu o programa de equalização de taxas dos juros de financiamento, a serem contratados pelas entidades junto às instituições financeiras, considerando margem que estas detêm para vinculação a operações de crédito.

Autor: Imprensa