01 OUT 2015
SEC. SAÚDE
Outubro Rosa: Todos contra o câncer de mama!!

Outubro Rosa: Todos contra o câncer de mama!!

O movimento conhecido como Outubro Rosa, nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, é realizado anualmente e tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O que é o câncer de mama? O câncer de mama, assim como outras neoplasias malignas, resulta de uma proliferação incontrolável de células anormais, que surgem em função de alterações genéticas, sejam elas hereditárias ou adquiridas por exposição a fatores ambientais ou fisiológicos. Tais alterações genéticas podem provocar mudanças no crescimento celular, levando ao surgimento do tumor. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres.

Sintomas? O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo geralmente indolor, duro e irregular na mama ou axila, inchaço em parte do seio, vermelhidão, secreção no mamilo, entre outros. OBS: O homem também pode desenvolver câncer de mama.

Fatores de Risco: Não há uma causa única para o câncer de mama, diversos fatores estão relacionados, tais como: Idade acima de 50 anos, história familiar de câncer de mama, não ter filhos, menstruação precoce, menopausa tardia, dieta rica em gorduras, dieta pobre em fibras, sedentarismo, entre outros. Nos homens são fatores de risco alterações genéticas e hormonais, alimentação rica em gorduras, excesso de álcool ingerido e uso de anabolizantes e/ou hormônios, entre outros.

Fatores Protetores: Adoção de hábitos saudáveis de vida, prática de exercícios físicos, abandono do tabagismo, redução do peso corporal, entre outros, são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver câncer de mama.

Diagnóstico: Mamografia, que é a radiografia da mama, que permite a detecção precoce do câncer, este exame é capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros), a Ultrassonagrafia também é utilizada para fins de diagnóstico. É importante que as mulheres, independente da idade, conheçam seu corpo para saber o que é ou não é normal em suas mamas. Ao identificarem qualquer alteração suspeita, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

A Secretaria Municipal de Saúde de Carazinho, em parceria com a Liga de Combate ao Câncer, realiza campanhas no mês de outubro quanto a conscientização do diagnóstico precoce e prevenção do Câncer de Mama, essas atividades acontecem na Praça Central, nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital. São desenvolvidas ações para a Comunidade em geral como feiras de Saúde, distribuição de folders, palestras, panfletagem, orientação como realizar o auto exame de mamas, realização do exame clínico de mamas, solicitação do exame de mamografia quando necessário, entre outros.

Autor: Imprensa