10 SET 2015
SEC. SAÚDE
Projeto Crescer Saudável

Visando a atenção integral à saúde da mãe e do bebê até o seu primeiro ano de vida, a promoção do vínculo da família e a redução da mortalidade infantil no Município, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde iniciou algumas ações, como: a realização do 3º Curso de Gestantes com início em 17 de setembro; a qualificação do Pré-Natal através de uma formação continuada aos médicos e enfermeiros dos ESFs, com o Ginecologista/Obstetra Dr. Leandro Trentin, que acontecerá neste mês de Setembro;  e a retomada do Projeto Crescer Saudável, idealizado pela Enfermeira Denise Dal-Ri Braun em parceria com a Técnica de Enfermagem Adelita Agoston e realizado em 2012 no Centro de Especialidades Médicas-CEM, juntamente com a nutricionista Márcia Patz e equipe de Pediatras. Atualmente, integrando a equipe está a Técnica de Enfermagem Márcia Marder, o Enfermeiro Luiz Rafael Alfonço e a médica Pediatra Dra. Sílvia Lampert, além do Dr. Leonídio Viott, Dra. Maira Hartmann e Dra. Sandra Weissheimer.

Este projeto consiste na realização de consultas de Puericultura (avaliação do crescimento e desenvolvimento) das crianças até 1 ano de vida, com atendimentos interdisciplinares através de consultas de enfermagem intercaladas com as médicas sob a forma de agendamento prévio, e passando por avaliação com a nutricionista, sempre que necessário. Sendo que a primeira consulta será aos 15 dias da criança e será agendada pela Enfermeira Viviane Piccinini Fassini, na Maternidade do Hospital de Caridade, pois desta forma, consegue-se proporcionar um acompanhamento integral a esta criança e sua família, esclarecendo dúvidas e prestando orientações fundamentais para um bom desenvolvimento.

Com o objetivo de dar uma cobertura maior aos recém-nascidos, é de extrema importância a expansão deste projeto a todos os ESFs, embora em alguns já ocorram consultas de puericultura. Para isto, realizaram-se reuniões com médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde a fim de estabelecer um fluxo de atendimento, agendar as formações continuadas, e definir uma data de início que será em setembro.

Através deste trabalho em rede com Hospital, CEM e ESFs será possível realizar um trabalho de qualidade, atingindo os objetivos propostos e adequando-se ao preconizado pela Rede Cegonha, que em seu artigo 7º propõe: a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável; o acompanhamento da puérpera e da criança na atenção básica com visita domiciliar na primeira semana após a realização do parto e nascimento; a busca ativa de crianças vulneráveis; dentre outros.

Autor: Imprensa