23 JUL 2015
SEC. AGRICULTURA
Projeto chimarrão foi apresentado ao Prefeito Renato

Na tarde de quinta-feira dia 16 de julho, no Gabinete Municipal, o Prefeito Renato Süss, recebeu das mãos do Secretário Municipal da Agricultura e Serviços Rurais, Paulo Barboza, o Projeto Chimarrão – Plantio de erva mate. O mesmo tem a parceira da referida Secretaria e   Emater/Ascar-RS de Carazinho. De acordo com o Secretário Barboza, para poder participar deste projeto, o produtor rural precisa estar inscrito no DAP – Declaração de Aptidão do Produtor. Estarão participando 50 famílias da agricultura familiar, sendo que será distribuído gratuitamente para cada família 30 mudas de erva-mate. Outra informação do titular da pasta, é em relação ao objetivo geral do projeto “ Queremos incentivar e auxiliar os produtores rurais a implantarem área com erva mate (Ilex paraguarensis), recuperando áreas degradadas, principalmente áreas de preservação permanente (APP), repovoando a região com esta espécie nativa e gerando a produção de erva mate no Município” salientou Barboza. Em relação aos produtores, vale destacar que esta é uma oportunidade para gerar renda através de uma outra atividade que não seja a produção de grãos (soja e milho). As ações da metodologia do projeto, será desenvolvida através de reuniões, demonstrações técnicas, visitas, palestras e dias de campo. As mudas serão distribuídas em número de 30 para cada família, sendo que esta atividade receberá o acompanhamento de um responsável da Secretaria Municipal de Agricultura, técnico da Emater e mais um representante do COMDEA (Conselho de Desenvolvimento Agrícola, formado por lideranças de segmentos variados do Município). Na ocasião da entrega, será feita uma sessão de fotos e assinado termo de responsabilidade com cada família. Caso o número de famílias cadastradas ser inferior às 50 famílias previstas neste projeto, as mudas serão distribuídas de forma igualitária. A Emater/Ascar-RS, ficará responsável pelo acompanhamento técnico destas mudas durante um período que não será inferior à 04 anos. Os produtores participantes, ficarão responsáveis pelo manejo da atividade, bem como, por todos os custos que tenham na implantação das mudas, como serviço de plantio, capina, adubação e outros. A Secretaria Municipal de Agricultura, será a responsável pela doação das mudas e pela fiscalização, junto com o COMDEA, igualmente por um período não inferior à 04 anos.

Autor: imprensa