21 JUL 2015
Definida a criação dos Conselhos Comunitários de Saúde

Na manhã de sábado dia 18 de julho, tendo como local o Gabinete Municipal, aconteceu um importante encontro da UACC (União das Associações Comunitárias de Carazinho), com diversas lideranças comunitárias e Executivo Municipal. Na ocasião foi discutido e aprovado a criação dos Conselhos Comunitários de Saúde, para atuarem junto as ESF's do Município. O Prefeito Renato Süss, na abertura do encontro, destacou que o Gabinete Municipal, tem servido também como fórum dos grandes debates, e o assunto tratado era de extrema importância “ Sem dúvida, tudo o que for pensado e colocado em prática para melhorar a saúde pública como um todo, tem nosso total apoio” declarou o Prefeito Renato. Em seguida, fez uso da palavra, o representante do Conselho Municipal de Saúde, Irineu Graebin, que abordou o assunto e destacou que a participação comunitária é fundamental para o bom funcionamento das Unidades Básicas de Saúde “ É preciso que o usuário manifeste sua opinião sobre as atividades das ESF's, daí a necessidade que existam estes Conselhos Comunitários” salientou Graebin. Na sequência, o Vice-Presidente da UACC, Airto Linck da Cruz, abriu espaço para a manifestação dos líderes comunitários a respeito do assunto. Após este momento, foi colocado em votação a criação e o número de participantes em cada Conselho Comunitário, que desta forma será constituído: Haverá a participação de dois profissionais da área de saúde de cada ESF, sendo que cada Unidade definirá quem serão os mesmos, e em relação aos usuários o número de integrantes será quatro, sendo que cada Associação de Moradores, fará a escolha destes membros. Vale destacar, que as ESF's que atendem mais de um bairro, terão a sua representatividade dividida, no que se refere aos usuários, mantendo-se desta forma a participação proporcional dentro dos Conselhos Comunitários de Saúde, onde os representantes poderão ser da própria Associação ou os próprios moradores.

O Vice-Presidente da UACC, Airto Linck da Cruz, explicou sobre a finalidade destes conselhos “ Queremos que os representantes dos usuários, procurem acompanhar as atividades das ESF's, sugerindo melhorias que podem ser feitas, especialmente ao número de pessoas que são atendidas em consultas médicas diariamente nas unidades, sendo que cada Conselho Comunitário, fará sua avaliação sobre este e outros procedimentos, porém, ouvindo atentamente o que os representantes dos profissionais de saúde de cada ESF tem a relatar sobre o tema abordado” declarou Airto Linck da Cruz. O Presidente da UACC, Adair do Prado, enfatizou que o movimento comunitário está cada vez mais unido e fortalecido, graças a participação efetiva de cada integrante de Associcação de bairro “ Nosso trabalho tem sido em prol das Associações existentes que fazem parte da UACC, e estamos imbuídos em criarmos ou reativarmos as mesmas nos bairros que ainda estão sem esta representatividade” finalizou Adair do Prado.

Autor: imprensa