16 JUL 2015
SEC. GERAL DO GOVERNO
Audiência Pública consultiva na Câmara de Vereadores

Na tarde de terça-feira dia 14 de julho, tendo como local a Câmara Municipal de Vereadores, realizou-se uma audiência pública de caráter consultivo sobre a LDO 2016. O encontro foi proposto pela Secretaria Municipal da Fazenda, juntamente com o Departamento de Contabilidade da Prefeitura, com o propósito de ouvir as principais reivindicações de entidades de classe local, em relação ao futuro orçamento. Na oportunidade estiveram presentes, o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulino de Moura, Secretários Municipais, Vitor Xavier, Roberto Klein, Paulo Barboza, Flávio Maioki, João Ricardo Hartmann, Thaíse Albuquerque e Cecília Bertoldi dos Santos. Também os diretores da Fundetec, Sérgio Lauxen e Adair do Prado, compareceram a audiência. Para esta reunião foram convidadas as seguintes entidades: ACIC, CDL, Sindilojas, Sindicar, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e OAB, porém a mesma era aberta para a participação de todos os interessados. Inicialmente fez uso da palavra o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulino de Moura, que salientou que o Poder Legislativo está junto nesta caminhada em prol da LDO 2016. Na sequência, o Secretário da Fazenda, João Pedroso, saudou e agradeceu a presença de todos os participantes, que estavam reunidos com o objetivo de abordarem o referido assunto. Em seguida, a Responsável pelo Departamento de Contabilidade, Luciana Basso, falou sobre o momento delicado da situação econômica brasileira, e que o próximo orçamento tem que se ajustar a realidade atual “ A Famurs e a Secretaria Estadual da Fazenda, estão orientando aos municípios que procurem elaborar a próxima LDO com o mesmo orçamento deste ano” enfatizou Luciana. De acordo com a mesma servidora, as receitas que o Município estava aguardando, tanto do Governo Estadual como do Governo Federal, não estão se confirmando, fazendo com que a Administração Municipal, utilize recursos próprios, muito além daquilo que estava previsto no orçamento até o referido momento. Logo após, a contadora da Prefeitura, Marilei Previatti, enfatizou a título de informação, que para manter o contrato com o HCC até o final do ano, o Município estará investindo com recursos próprios R$ 6 milhões, pagando desta forma toda a produção SUS do HCC. Após esta observação, representantes de entidades presentes, puderam sugerir algumas medidas com o intuito de colaborar na elaboração da LDO 2016. Em relação ao tema, vale destacar que até a última semana do mês de agosto, existe prazo para que o Executivo Municipal envie a LDO 2016 para a Câmara Municipal de Vereadores, para que seja analisada e receber emendas se assim os Vereadores entenderem por bem. O prazo máximo para a aprovação da mesma, é de 30 dias .

Autor: imprensa