29 JUN 2015
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
EMEI SANTA ISABEL FOI REINAUGURADA

Na tarde de sábado dia 27 de junho, aconteceu a solenidade que marcou a reinauguração da EMEI Santa Isabel. Na oportunidade estiveram presentes, o Prefeito Renato Süss, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eloísa Dreyer, Vereador Alaor Tomaz, representantando o Poder Legislativo, Diretora da Escola, Priscila Elena Zart da Silva, Coordenadora da Educação Infantil da SMEC, Marciane Mertins Müller, Viviane de Moraes, representando a Associação de Pais e Mestres da Escola, João Roberto Boaventura, Presidente do Conselho Escolar da EMEI Santa Isabel, Padre Arnildo Fritzen, Secretários Municipais, professores, funcionários, diretores e coordenadores pedagógicos de outras escolas do Município, pais, alunos, integrantes do clube de mães e imprensa local. Antes dos pronunciamentos oficiais, ocorreram três apresentações, organizadas pelos professores e alunos que emocionaram a todos que estavam presentes. Em seguida a Diretora da Escola, Priscila Elena Zart da Silva, registrou como tudo começou: “ Esta escola foi criada pelo Clube de Mães do Bairro Ouro Preto, tendo o seu funcionamento inicial no dia 02/03/1979. A escola iniciou em seu primeiro ano, com 61 crianças matriculadas de 0 à 6 anos, com a finalidade de atender os filhos dos pais que precisavam trabalhar. O Clube de Mães era o próprio mantenedor da entidade. Neste ano de 2015, completa-se 36 anos de história, de lutas e de conquistas, de emoções e sorrisos. Hoje é com muita alegria que atendemos 221 crianças com idades entre 4 meses e 5 anos e 11meses, nos turnos da manhã, tarde e Integral. A escola, que até maio deste ano, atendia aproximadamente 180 alunos, ampliou a oferta de vagas para mais 40 crianças, com o objetivo de atender a necessidade da comunidade. Esta conquista foi viabilizada pela Administração Municipal e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O projeto de reforma e ampliação do espaço, elaborado pela arquiteta Diandra Maron, funcionária da prefeitura, começou a ser colocado em prática em dezembro de 2014, sendo que foram 6 meses de obras, utensílios e mobiliário movimentados de um lado para outro e paredes sendo modificadas. Foi trocada a cerâmica das paredes da cozinha, substituído o forro, construído um depósito para os alimentos, e a central externa de gás. A lavanderia recebeu cerâmica nas paredes e forro novo. O refeitório recebeu uma janela maior, possibilitando melhor ventilação e iluminação e cerâmica nas paredes. O banheiro dos professores e funcionários, bem como o banheiro das crianças, recebeu cerâmica nova nas paredes, sendo que o primeiro foi adequado a acessibilidade para cadeirantes. O banheiro do Berçário também foi reestruturado, tendo a cerâmica substituída e uma das paredes antes de madeira trocada por gesso. Toda a escola foi pintada e além disso a escola foi ampliada: recebemos mais um banheiro, adaptado a cadeirantes e duas novas salas de aula: uma para crianças de 2 a 5 anos e outra de Berçário, com banheiro anexo, solário e dormitório. A sala da turma de 3 anos foi remodelada, ficando maior e melhor iluminada. As novas dependências foram projetadas com acesso interno. Ambas as salas foram mobiliadas e equipadas com recursos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o objetivo de ofertar uma Educação de qualidade há um número maior de crianças. Atualmente a Escola conta com uma equipe de 31 funcionários, 9 salas de aula, 5 banheiros, refeitório, cozinha, lavanderia, depósito para alimentos, sala para professores, secretaria, um amplo salão e espaço externo para as crianças brincarem. É na busca desta qualidade que apoiados pela SMEC, pela comunidade escolar, sempre participativa no processo ensino-aprendizagem, que professores e funcionários pensam e repensam sua prática, buscam aperfeiçoamento e planejam cada atividade buscando o desenvolvimento integral da criança” salientou Priscila. Na sequência a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eloísa Dreyer, assim se expressou “ Hoje estamos inaugurando mais um espaço de desenvolvimento infantil, um modelo que atende creche e pré-escola, ampliando as vagas nessa modalidade, de educação infantil, fazendo com que mais crianças tenham acesso a eduação na primeira infância. A EMEI Santa Isabel, quando da sua criação, há muito anos atrás, foi fruto de um ideal de várias mulheres que sonharam através do clube de mães, ter no bairro Ouro Preto, uma instituição educacional. Isto demonstra o compromentimento do Executivo Municipal, através do Prefeito Renato Süss, com a Educação, sendo que esta reforma e ampliação foi realizada com recursos próprios”. Logo após o Prefeito Renato Süss, lembrou que a Educação sempre foi prioridade nesta gestão “ Quando assumimos a Administração Municipal, sempre declaramos que a Educação seria uma de nossas prioridades, por isto que apoiamos todas as ações que são relacionadas a esta área, prova disto é também a construção da nova creche Padre Gildo que vai beneficiar um número maior de famílias, em um novo ambiente. Lembro que os pais tem que realmente estarem envolvidos no processo educacional de seus filhos, pois são os seus primeiros educadores, e participar da vida escolar dos mesmos é fundamental e necessário. Parabenizo aos funcionários e professores, que fazem o melhor trabalho possível em prol de uma Educação melhor no Município” declarou o Prefeito Renato. Em seguida o Padre Arnildo Fritzen, proferiu uma benção especial a EMEI Santa Isabel.

Autor: imprensa

29/06/2015