25 JUN 2015
SEC. GERAL DO GOVERNO
Acerto entre Prefeitura e HCC foi comentado por líderes comunitários

No final da tarde de quarta-feira dia 24 de junho, o Prefeito Renato Süss, recebeu no Gabinete Municipal, Direção da UACC e lideranças comunitárias carazinhenses. O encontro havia sido solicitado pela UACC (União das Associações Comunitárias de Carazinho), com o intuito de ampliar a discussão sobre o novo contrato entre o Município e HCC. Ocorre que na manhã do mesmo dia, uma reunião na sede do Ministério Público local, proposta pela Promotoria Pública, com a participação do Executivo Municipal e HCC, definiu a prorrogação do atual contrato de prestação de serviço entre os mesmos por período indeterminado. Desta forma o atendimento a população está garantido. A partir desta definição, a reunião no Gabinete foi mais informativa por parte do Executivo Municipal à cerca do fato acontecido. Inicialmente fez uso da palavra o Vice-Presidente da entidade, Airto Linck da Cruz, que destacou que o movimento comunitário unido também se fez presente em um momento importante como este “ Esta nossa mobilização tem que ser permanente, que bom contar com a presença de vocês” enfatizou Airto Linck. Na sequência foi a vez do Presidente da UACC, Adair do Prado, saudar a todos e agradecer pela presença de todos estes líderes “ Nossa entidade é apartidária, nossa bandeira é o movimento comunitário, estamos atentos sobre o que acontece no HCC, por isto estamos aqui presentes, através de nossa união é que nos tornamos fortes em nossas reivindicações” salientou Adair do Prado. Em seguida o Prefeito Renato Süss, declarar o seu contentamento pela participação de todos estes líderes neste encontro “ Estou muito feliz pela presença de todos, de imediato informo a vocês que representam Associações de bairros, que o Chefe da Casa Civil do RS, Márcio Biolchi, se comprometeu em auxiliar na medida do possível o HCC, esta mesma atitude foi assumida pelo Deputado Federal Ronaldo Nogueira, auxílios que certamente irão contribuir de uma forma especial em prol do Hospital carazinhense, também quero registrar o trabalho significativo do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulino de Moura, que nos auxiliou de uma maneira singular neste assunto” declarou o Prefeito Renato Süss. Sobre a verba mensal que o Município repassa ao HCC, o Chefe do Executivo Municipal, enfatizou que gostaria de aumentar muito o referido valor, porém a limitação orçamentária impede de que isso seja possível “ Entendo muito bem a situação financeira deficitária do HCC, meu desejo era de repassar um valor substancial que elevasse o atendimento do mesmo a alta complexidade, porém tenho que me ater a realidade financeira da Prefeitura” salientou Renato. Outro aspecto reclamado pelas lideranças comunitárias foi em relação a emergência hospitalar, oportunidade na qual o Prefeito Renato, esclareceu que para melhorar o atendimento neste setor, o Hospital se comprometeu no encontro realizado pela manhã, em fazer os ajustes necessários. A Administração Municipal, terá que limitar ainda mais seus gastos mensais, haja visto o momento econômico delicado pelo qual nós estamos passando, informou Süss . Logo após foi a vez de alguns Presidentes e representantes de Associações de bairros, se pronunciarem, onde expuseram suas principais reivindicações e sugestões relacionadas ao atendimento na emergência do HCC. Também o assunto dos atendimentos nas ESF’s foi comentado e o limite de fichas em cada unidade. Ficou definido na ocasião que a UACC através dos Presidentes de Associações de bairros, estarão realizando um abaixo-assinado para demonstrarem seus descontentamentos com esta situação, pois entendem que esta limitação, está dificultando muitos usuários de receberem os atendimentos no momento em que mais precisam.

Autor: Imprensa