Ir para conteúdo do site
Siga

Ir para conteúdo

Prefeitura de Carazinho - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

17/06/2015
Mapeamento de pessoas em situação de rua





Em encontro recente realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social, foi discutido sobre a situação de pessoas que optam por pernoitarem nas ruas. A ocasião contou com as presenças da Secretária Municipal de Assistência Social, Thaíse Albuquerque, a Diretora da SMAS, Cintia Lyrio, a Assistente Social da gestão, Neli Bianquini e a Coordenadora do CREASCentro de Referência Especializado de Assistência SocialCREAS, Cecilia Paz. O encontro serviu para o início das tratativas para a realização de um mapeamento das pessoas em situação de rua no Município, sendo que uma reunião sobre o tema vai acontecer nesta quinta-feira dia 18 de junho, às 9h na SMAS, e contará com as participações do CRAS, CREASCentro de Referência Especializado de Assistência SocialCREAS, CETRAT, Secretaria de Saúde e Brigada Militar, que estarão tratando dos detalhes do mapeamento dos locais em que se encontram as pessoas em situação de rua em Carazinho,com uma primeira ação prática a ser realizada na sexta-feira dia 19 de junho.

 De acordo com a Secretária Thaíse, o objetivo do mapeamento é verificar o número de pessoas que estão nesta condição, se possuem moradia ou tem família na cidade, a causa de se encontrarem nesta situação e, em caso de dependência química, ou até mesmo deficiência mental, questionar as mesmas se há o interesse para o  tratamento e providenciar  o encaminhamento de documentações se for necessário. Após identificar essas pessoas, o CREASCentro de Referência Especializado de Assistência SocialCREAS fará um serviço de resgate com o propósito do  fortalecimento de vínculos familiares. A Coordenadora do CREASCentro de Referência Especializado de Assistência SocialCREAS, Cecília Paz dos Santos, descreveu a ação como muito importante. “ Trata-se de um procedimento em busca da garantia de dignidade destas pessoas, que encontramos em nossos caminhos e que muitas vezes se tornam invisíveis aos nossos olhos, mentes e corações. Não se quer considerar as mesmas como vítimas, mas sim proporcionar a estes cidadãos condições plenas de cidadania” salientou Cecília dos Santos.

 A Secretaria Thaíse, assim se expressou sobre o assunto. “ Nossa preocupação também é relacionada as baixas temperaturas que ocorrem nesta época e visamos com este trabalho minimizar um pouco dos riscos a que estas pessoas estão expostas” declarou Thaíse Albuquerque. A Assistência Social, apurou a informação que não há moradores de rua no Município, mas sim pessoas em situação de rua, que muitas vezes possuem família, moradia, mas optam por permanecerem na rua.

Autor: Imprensa

 
 
 
 
Prefeitura de Carazinho-RS
SIGA-NOS
endereço
ENDEREÇO
Av. Flores da Cunha, nº 1264
CEP: 99500-000
atendimento
ATENDIMENTO
De Segunda-feira a Sexta-feira das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17h00.
contato
CONTATO
(54) 3331-2699
prefeitura@carazinho.rs.gov.br
newsletter
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber, em seu e-mail, informativos da Prefeitura de Carazinho
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia