11 JUN 2015
SEC. FAZENDA E ARRECADAÇÃO
NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE

A Administração Municipal de Carazinho-RS, através do Departamento de Contabilidade, vem através desta, se manisfestar em relação à taxa de arrecadação da limpeza pública do Município. Esta nota de esclarecimento, se faz necessária devido a um pedido de informação realizado pelo Legislativo Municipal, pontualmente quanto ao serviço da coleta de lixo, pois este é um dos serviços que compõem a limpeza pública urbana. Cabe ressaltar, que quadrimestralmente o Executivo Municipal, faz prestação de contas ao Legislativo Municipal, onde informa a sua arrecadação e despesa. No ano de 2014, a Secretaria Municipal da Fazenda, teve em relação a taxa de limpeza pública, uma receita de R$ 2.526.338,97. Este é um dado público e notório. O que se busca esclarecer à população de Carazinho, é em virturde ao valor gasto com a limpeza pública urbana. O Município mantém contrato mediante processos licitatórios, com a Empresa Engesa Engenharia e Saneamento Ambiental Ltda, responsável pela coleta de lixo comum e seletivo, onde pagou pelos serviços prestados o valor de R$ 888.772,08 durante o ano de 2014. Ocorre que além desta empresa, o Município também possui contratos mediante processos licitatórios com outras três empresas que recebem valores do mesmo recurso advindo da taxa de limpeza pública. A Empresa Antoniolli & Becker Consultoria Ltda, possui contrato com o Município desde o ano de 2011, sendo que a mesma presta serviços técnicos de engenharia no acompanhamento das operações no Aterro Sanitário e na Unidade de Triagem e Classificação de Resíduos Sólidos Urbanos gerados no Município, sendo que o valor total pago a esta empresa no ano de 2014, foi de R$ 27.960,00. Também outra empresa que possui contrato com o Município desde o ano de 2011 é a Empresa Caroldo Prestação de Serviços Ltda, a mesma é responsável pelos serviços de varrição manual das vias públicas, capina e roçada mecanizada e pinturas de meio-fio, sendo que o valor total pago a esta empresa no ano de 2014, foi de R$ 604. 020,53. Também através de contrato com o Município estabelecido em 2013, a Empresa Nei Coleta e Indústria de Lixo Ltda, mantém o serviço de operação no Aterro Sanitário Municipal, que fica localizado no Distrito de São Bento, em zona rural. No ano de 2014 o valor total pago a esta empresa foi de R$ 894.702,78 pelos serviços prestados. Desta forma, se observarmos a soma de todos estes valores gastos com os pagamentos realizados a estas empresas, chegamos ao valor total de R$ 2.415.455,39, sem contarmos com os gastos com material de consumo. Em relação ao assunto, vale destacar também, que não foi feito um cálculo específico para somar os gastos que o Município teve com o pagamento dos vencimentos dos motoristas que dirigem os 03 caminhões que fazem a coleta seletiva do lixo, gasto com o combustível destes veículos, troca de pneus, serviço mecânico, manutenção dos contêiner, etc.. Porém é de importância registrar que no ano de 2014, os valores gastos através do Departamento de Limpeza Pública Urbana foram de R$ 3.111.515,91. Os números descritos nesta nota de esclarecimento, estão a disposição da comunidade, no Departamento de Contabilidade da Prefeitura de Carazinho, e também no site da Prefeitura no Portal da Transparência, ou em Publicações Contas Públicas, onde qualquer pessoa pode acessar estes dados.

Secretaria Municipal da Fazenda e Arrecadação – Departamento de Contabilidade.

Autor: imprensa