01 JUN 2015
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE É COMEMORADO COM UMA SEMANA DE INTENSAS ATIVIDADES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Na rede municipal de ensino as atividades para marcar a data serão desenvolvidas de hoje, 1º de junho até o dia 5 do mesmo mês, nas treze escolas de ensino fundamental,nas quatorze de educação infantil e segmentos.

Segundo o setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura a criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.

As coordenadoras por nível de ensino, destacam que dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente são o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.

Para a Secretária de Educação e Cultura Eloisa Dreyer a data que comemora o dia internacional do meio ambiente, é apenas um marco significativo nas escolas, pois os alunos, em estágio de formação, podem desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta. A secretária acredita que a mudança deva acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não conseguirá mudar o mundo, ma se torna fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais.

Lenir Schneider, coordenadora da Educação Básica, destaca as atividades que serão desenvolvidas na data de 2 de junho envolvendo os alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental na EMEF Patronato Santo Antônio, a partir das 9h30min até às 16h, onde tratarão da reciclagem, manejo de hortas, e compostagem do lixo orgânico, e comenta: “Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como atualmente vivemos, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência”.

O Seminário do Meio Ambiente “Eu vejo um mundo melhor!” é mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro."

(Provérbio indígena)

Autor: Imprensa