22 MAI 2015
SEC. PLANEJAMENTO E URBANISMO
PMSB foi apresentado

Na manhã de sexta-feira dia 22 de maio, tendo como local o auditório do campus da UPF, foi realizada a audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Estiveram presentes, o Prefeito Renato Süss, os Secretários Municipais, Cecília Bertoldi dos Santos, Thaíse Albuquerque, Gian Pedroso, João Ricardo Hartmann, a Diretora do Dema, Liana Tissiani, o Vereador Vitor Xavier, equipe da comissão técnica da Prefeitura que acompanha a elaboração do PMSB, representantes de entidades, instituições e público em geral. Inicialmente o Prefeito Renato Süss, fez a abertura da audiência pública, destacando a importância da mesma “Sem dúvida nenhuma este plano terá uma grande mobilização social, pois o mesmo projeta a questão de saneamento básico para os próximos 20 anos em Carazinho”. Em seguida o Secretário Municipal de Planejamento, Roberto Klein, enfatizou sobre o que foi feito até o momento em relação ao PMSB. Logo após, a empresa Infra-Geo, responsável pela elaboração do referido plano, através do Coordenador Geral do Projeto e Diretor Técnico Administrativo, Antônio Thomé, explanou sobre o mesmo. Inicialmente o Coordenador, mencionou sobre a Lei Federal nº 11.445 de 2007, que instituiu a Política Nacional de Saneamento, sendo que até o final deste ano, todos os municípios brasileiros deverão estar com seus Planos de Saneamento aprovados, sob pena do Município que não cumprir o prazo, ficar sem recurso financeiro federal para a mencionada área. O PMSB, será desenvolvido sobre quatro eixos já estabelecidos: Abastecimento de Água Potável, Esgotamento Sanitário, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Drenagem e Manejo de Águas Pluviais. De acordo com Thomé, o PMSB, vai estudar a salubridade ambiental do Município. Também a integrante da Infra-Geo, Elenice Pastori, abordou o tema mobilização social”, enfatizando a participação da população. Em relação ao assunto, Elenice destacou que serão realizadas audiências públicas para que a comunidade possa se manifestar sobre suas principais dificuldades, “Teremos no final de julho três audiências no interior, contemplando, Pinheiro Marcado, Molha Pelego e São Bento. Em agosto faremos 06 encontros, em locais a serem divulgados posteriormente, onde toda a população poderá efetivamente participar, pois dividimos a cidade em 06 micro regiões, envolvendo na mesma todos os bairros. Após estas reuniões, uma Audiência Pública do Diagnóstico do que foi coletado até a ocasião, será realizada no auditório da Ulbra no dia 14 de Agosto, em horário a ser confirmado” destacou Elenice. Outra informação prestada pela integrante da empresa, diz respeito aos encontros que serão realizados de forma quinzenal pela Infra-Geo, com a equipe que integra a comissão técnica de acompanhamento e fiscalização da prefeitura. Para os próximos 20 anos a contar da implementação oficial do PMSB, as ações a curto prazo serão desenvolvidas do 01º ao 4º ano, a médio prazo do 5º ao 8º ano e longo prazo do 9º ao 20º ano. O Plano terá abrangência total da área urbana e dos dois distritos na área rural. A Infra-Geo, estará realizando as etapas de diagnóstico, prognóstico, ações e programas, mecanismos de controle e fará a entrega ao final deste ano do Plano de Saneamento e Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e Minuta de Lei do Saneamento Básico. Ao final da audiência, foi concedido ao público presente o uso da palavra, oportunidade onde algumas pessoas se pronunciaram a respeito do PMSB.

Autor: Imprensa