25 MAR 2015
SEC. SAÚDE
Município irá decretar estado de alerta epidemiológico para casos de dengue

Na manhã de quarta-feira dia 25, tendo como local o auditório do SAE, em anexo a Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu importante reunião sendo o assunto em pauta a dengue em Carazinho. Estiveram presentes na oportunidade, Equipe diretiva da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais da área da Saúde, representantes de entidades que foram convidadas a participarem do encontro e imprensa local. A Diretora Administrativa da Secretaria, Fernanda Da Cás, abriu a reunião destacando que o momento no Município é de total atenção em relação a dengue.” Desde o ano de 2011 estamos positivando o mosquito Aedes aegypti em Carazinho, porém até o mês de fevereiro deste ano, nenhum caso havia sido registrado, seja ele “importado” ou autóctone ( quando a transmissão acontece dentro do próprio Município). Porém no dia 18 de Fevereiro deste ano, tivemos a confirmação de dois casos de pessoas que viajaram para São Paulo e contraíram a doença naquele Estado, informou Fernanda.

Em seguida a própria diretora aproveitou para destacar que estão sendo investigados 06 casos suspeitos de dengue que teria ocorrido de forma autóctone.” Temos focos do mosquito da dengue em toda a cidade e portanto amanhã o Prefeito Renato Süss, estará decretando estado de alerta epidemiológico para casos de dengue em Carazinho. Esta ação facilitará para a Vigilância Ambiental em Saúde, a contratação de forma urgente de agentes de endemia para realizarem um trabalho mais detalhado de monitoramento em bairros que apresentam um número maior de focos do mosquito transmissor da dengue” salientou Fernanda. Na sequência foi a vez do Coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde da SMS, André do Prado, esclarecer questões técnicas sobre a dengue.” Todos sabem que não existe vacina para esta doença, estamos vivenciando uma situação em Carazinho que até então nunca havíamos vivido, ou seja, casos confirmados de dengue no Município, por enquanto de modo “importado”, mas estamos aguardando resultados de 06 casos suspeitos desta doença que se confirmados, serão os primeiros de forma autóctone registrados na história do Município” declarou Prado. O coordenador, explicou que a maioria destes 06 casos suspeitos, ocorreram no bairro Medianeira, e portanto há um monitoramento especial neste bairro e em bairros adjacentes. André aproveitou para destacar sobre nossa comunidade, que de acordo com ele, a mesma não está muito receptiva as visitações dos agentes de endemia.” Tenho que dizer que há dificuldades para que nossa equipe consiga algumas vezes em visitar residências, ou por negativa de moradores, ou então por estas estarem fechadas, dificultando o acesso de quem precisa realizar o trabalho de monitoração de focos do mosquito” informou Prado. Outras informações que o coordenador André do Prado prestou: O RS, em 2015 já conta com 557 casos suspeitos de dengue, sendo que até o momento 66 foram confirmados. Uma orientação especial é sobre o uso de repelentes, pois nas áreas de maior risco, existem creches e escolas, e daí portanto tem que haver um cuidado maior com as crianças. O sintoma mais característico da dengue é uma febre repentina acima de 39º, acompanhada de dor no fundo dos olhos e dores musculares, porém nos casos que estão sob suspeita, o que foi relatado por estas pessoas é que os primeiros sintomas foram, cefaleia, vômitos e náuseas. O controle da doença é vetorial e portanto todos devem estar engajados no combate ao mosquito transmissor da dengue, pois ou se controla o mosquito ou não se controla nada, explanou André. Evitar o acúmulo de águas paradas, em caixas d\'águas abandonadas, cisternas sem tampas, calhas, vasos, em piscinas em desuso mas que mantenham água, etc. Antes do final do encontro, ficou acertado que o Município terá um comitê permanente de combate a dengue, sendo que o mesmo será formado por grupos de trabalho nas áreas de Saúde, Educação, Comércio e Segurança, envolvendo segmentos representativos da comunidade.

Autor: Imprensa