15 JAN 2015
SEC. AGRICULTURA
Dia de Campo e Treinamento técnico sobre bovinoleite

No dia 14 de janeiro, ocorreu na propriedade da família do Volnei Schefler da Rosa um dia de campo sobre a atividade leiteira. Representando o prefeito Renato Süss se fez presente o Secretario Geral de Governo Vilson Paese. Na oportunidade realizou-se a visita da propriedade, sendo mostrado o sistema de produção adotado pela família. Conforme o Engenheiro Agrônomo Leandro Nicolacópolus Soares, da Emater de Carazinho, o produtor faz parte do programa da Chamada Pública do Leite, sendo sua propriedade uma como referência no município. Nicolacópolus ainda destacou que desde dezembro a família adotou o sistema de produção a base de pasto, suplementando a alimentação apenas com silagem, quando necessário. Este sistema permite uma produção diária de aproximadamente até 12 litros diários de leite por animal, porém o custo de produção é muito baixo, possibilitando uma renda líquida maior para o produtor. Com o sistema tem-se também a possibilidade de melhorar a saúde dos animais, pois estes consomem apenas pastagens de forma natural, produzindo leite de altíssima qualidade. Visando-se preservar esta qualidade de leite produzida, os produtores e técnicos também tiveram uma apresentação dinâmica sobre cuidados na ordenha, onde o técnico Moacir demonstrou todos os procedimentos corretos que devem ser atendidos no momento da ordenha. Evitando contaminações do leite e garantindo que o produtor atenda a atual legislação.

Fernanda Zieppe/Imprensa

Autor: Imprensa