27 MAR 2014
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Prefeitura e UPF firmam parceria para a produção de biodiesel a partir de óleo usado

Na tarde desta quinta-feira (27), o chefe de gabinete Vilson Paese recebeu no gabinete do prefeito Renato Süss representantes da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na ocasião, estiveram presentes a professora Clóvia Marozzin Mistura, os professores Álvaro Becker da Rosa e Fábio Roberto Barão e a auxiliar administrativa Juliana Leocádio Teixeira Vigânigo. O assunto tratado foi o Projeto de Produção de biodiesel com óleo usado, proveniente da região de abrangência da UPF, município de Carazinho. Através deste projeto, a Prefeitura, em parceria com a UPF, organizará um levantamento de dados na área urbana (pesquisa nas escolas sobre a produção do óleo residual pelas famílias), discutindo com os diversos órgãos envolvidos e implementando a campanha de coleta seletiva do óleo usado e a logística de recolhimento e armazenamento destes resíduos. O grupo explicou sobre a importância da parceria da Prefeitura para a implantação deste projeto no município. Paese parabenizou a iniciativa da UPF e disse que a Prefeitura tem sim muito interesse em participar, pois, o meio ambiente também é uma preocupação desta administração. Os professores salientaram que o mesmo projeto já está em execução no município de Marau. Conforme os professores, o biodiesel gerado a partir da coleta do óleo, poderá ser utilizado nas máquinas da Prefeitura, sendo que geram uma grande economia para os cofres públicos. A UPF precisa, para a execução do projeto, construir um reator, que seria patrocinado pela Prefeitura, depois, combinado com o município, a Instituição instala o equipamento onde o município decidir. O grupo vai manter contato, pois, a parceria foi firmada e a ideia é colocar o projeto em prática a partir de 2015, iniciando com a conscientização, implantação e execução. “É um projeto que envolve toda a comunidade e todos ganham com a implantação do mesmo”, finalizou Paese. Também participaram do encontro a secretária da Educação, Eloisa Dreyer e a diretora de Meio Ambiente, Liana Barbizan Tissiani que vão se envolver diretamente com o projeto.

Autor: Jenifer Schmidt