26 MAR 2014
SEC. SAÚDE
Saúde bucal e lanche legal

A suspensão da venda de doces, refrigerantes e afins, nos bares das escolas públicas municipais, em 2014 está sendo colocada em prática. Esta determinação surgiu da preocupação em baixar o índice de obesidade infantil e problemas dentários nas crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino. Esta ação só poderia dar certo se algo mais fosse oferecido às crianças, e foi assim que surgiu o Projeto “Saúde bucal e lanche legal”, uma parceria entre Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Sendo a escola um espaço privilegiado para a promoção da saúde, foi sugerido lanches saudáveis (sanduíches e sucos, dentre outros) e práticas que levassem os educandos a terem bons hábitos de higiene bucal. A parceria Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi firmada entre a secretária municipal de Educação e Cultura Eloisa Maria da Rocha Dreyer e a diretora do Departamento de Saúde Bucal Franciele Zanetti, pensando em minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer não só a saúde física como a bucal. Assim profissionais ligados a Secretaria Municipal da Saúde – odontólogos – estão visitando as escolas municipais ensinando os alunos quanto a escovação e cuidados com os dentes. Detectado algum problema, os estudantes estão sendo encaminhados para os postos de saúde ou gabinetes odontológicos para uma consulta mais detalhada e tratamento. Conforme a equipe envolvida, acredita-se que com uma alimentação equilibrada e boas práticas, todas as crianças e jovens terão um sorriso saudável e uma boa saúde.

Autor: Jenifer Schmidt