17 MAR 2014
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Cultura formalizam parceria para atendimento bucal a alunos da rede de ensino

Alunos da rede municipal de ensino de Carazinho serão examinados por  equipes de odontologia lotados na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os dentistas, sob a coordenação de Franciele Zanetti, do Setor de Saúde Bucal, visitarão as 14 escolas de ensino fundamental da rede municipal para avaliar como está a dentição das crianças. Alunos com problemas em relação à saúde bucal serão encaminhados às unidades de saúde (ESF’s) para tratamentos adequados. A iniciativa faz parte do Projeto “Saúde na Escola: Saúde Bucal e Lanche Legal - A saúde começa pela boca”. O projeto surgiu em decorrência da proibição da venda de doces nas cantinas escolares, as quais deverão oferecer alimentos saudáveis, contendo frutas em geral, pão integral com queijo fresco, torradas integrais, biscoitos sem recheios, sucos e iogurtes naturais (sem corantes), evitando-se as frituras, os refrigerantes, bolos e bolachas com recheios e doces em geral, prevenindo a obesidade infantil. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Eloisa Dreyer, o projeto visa um atendimento direto aos alunos da rede, uma vez que a saúde bucal está diretamente relacionada ao bem-estar da pessoa, pois, exerce grande influência na autoestima e mantém o organismo  funcionando corretamente. O projeto não terá gastos para as famílias dos alunos, porém, salienta Eloisa, é fundamental que as famílias se engajem no projeto, assumindo o compromisso de levar seus filhos ao dentista nas datas agendadas pelas ESF’s.

Autor: Jenifer Schmidt