12 MAR 2014
SEC. GERAL DO GOVERNO
Reunião trata sobre a construção de sete novas celas no Pecar

Na tarde de terça-feira (11), reuniram-se no gabinete do prefeito Renato Süss, representantes do Conselho da Comunidade, Ministério Público, Sindicar, ACIC e OAB, para entregar ao prefeito um documento pedindo a sensibilização do chefe do executivo para que faça novamente o convênio para que uma verba do Conselho da Comunidade possa ser destinada à construção de mais sete celas no Presídio Estadual de Carazinho (Pecar). O Conselho tem em caixa atualmente R$ 91 mil e com a assinatura do convênio, essa verba seria utilizada na construção destas celas.  Conforme representantes da OAB, a obra se faz muito necessária, para pelo menos temporariamente amenizar o problema de superlotação do Pecar. Conforme a promotora Melissa Passos Soares, esse acréscimo no número de celas, assegura  o mínimo de dignidade aos apenados. “Não temos mais salas de aula no Presídio, elas estão ocupadas pelas apenadas, o trabalho de ressocialização está parado por falta de espaço, sendo que nestas novas celas, caberão aproximadamente 40 presos”, assegurou a promotora. O prefeito Renato disse que conhece bem a realidade do Presídio e que há um tempo, frequentava o local junto com o padre João Gheno Netto todos os domingos, a fim de levar uma mensagem de otimismo aos apenados. “Sei que as condições de lá são desumanas”, disse o prefeito. O grupo lembrou que essa solução da construção das novas celas é urgente e que isso não descarta a vontade da construção de um novo Presídio no município, vontade essa que é também do prefeito Renato. O prefeito disse que pretende conversar ainda com o padre Gheno para saber a opinião dele sobre o assunto. Participaram do encontro, além do prefeito e da promotora, a presidente do Conselho da Comunidade, Iraci Dupont, o contador do Conselho, Jocélio Cunha, os representantes da OAB, Dr.  Júlio Piva e Tiago de Meira e o presidente do Sindicar, Milton Schmitz.

Autor: Jenifer Schmidt