31 JAN 2014
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programa (Re)Integrar reúne orientadores sociais

Na tarde de sexta-feira (31), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, o primeiro encontro municipal de orientadores sociais da medida socioeducativa de liberdade assistida comunitária. Na oportunidade, a equipe do Programa (Re)Integrar e do CREAS, explicou o funcionamento da liberdade assistida, o papel dos orientadores sociais, as responsabilidades e a forma de atuação, buscando esclarecer dúvidas dos orientadores já cadastrados e ao mesmo tempo recrutar novos orientadores sociais. Conforme a coordenadora do Programa, Linara da Silva, Carazinho já está organizando seu Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, conforme prevê a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), promulgada em 2012. “Com isso, pretendemos fortalecer as medidas socioeducativas em meio-aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade)”, explicou a coordenadora. Linara também lembrou que o grupo está organizando o cadastro municipal de orientadores sociais que deverá ser atualizado a cada seis meses e encaminhado ao Judiciário. Para quem se interessar em ser um orientador social pode obter mais informações no CREAS em frente à Delegacia, ou pelo telefone: 3329-5027.

Entenda os objetivos gerais do Programa (Re)Integrar

Promover as condições necessárias para a (re)integração sócio-familiar e comunitária de adolescentes em cumprimento da medida de liberdade assistida, de prestação de serviços à comunidade e egressos da medidas de internação e semiliberdade do Município de Carazinho, bem como, famílias em situação de fragilidade social, a partir da corresponsabilização da comunidade local no processo preventivo e socioeducativo, visando ressignificar comportamentos, impulsionar a construção de novos projetos de vida e possibilitar, sobretudo, ao público infanto-juvenil inserido no Programa, o exercício da cidadania ativa.

Autor: Jenifer Schmidt