26 DEZ 2013
SEC. AGRICULTURA
Secretaria de Agricultura e Emater trabalham na instalação de sistema de irrigação

No último dia 20, a Secretaria Municipal de Agricultura, auxiliou o produtor Léo Francisco Rech a implementar um sistema de irrigação. O projeto técnico do sistema foi elaborado  em conjunto com a Secretaria e Emater de Carazinho, sendo que o mesmo já está em funcionamento, irrigando pastagens para o rebanho leiteiro. Com o sistema instalado, o produtor pode irrigar até quatro hectares de pastagem, tendo segurança e garantia nesta produção e também em outras culturas que venha a irrigar, não ficando tão dependente das condições climáticas, conforme explica o secretário de Agricultura, Leandro Nicolacopolus. “Para a construção de açudes, a Secretaria de Agricultura coloca à disposição o maquinário, reduzindo os custos de implantação, e para compra dos equipamentos de irrigação, o produtor pode aderir aos programas \"Irrigando a agricultura familiar\" ou ao \"Mais água mais renda\", sendo que pode contar também com subsídios, onde o investimento pode ser pago em sete parcelas, tendo três anos de carência para pagamento da primeira, com juros de 2% ao ano, sendo que ainda o governo subsidia a primeira e a última parcela”, esclareceu o secretário. Leandro disse ainda que a irrigação hoje permite uma elevação muito grande na produtividade, tendo-se como parâmetros, um hectare de soja que sem irrigação produz de 50 à 60 sacas por safra, irrigando-se, a produção ultrapassa às 80 sacas, no milho, onde a produção média fica em torno de 140 à 150 sacas por safra sem irrigar, com a irrigação, pode-se ultrapassar às 200 sacas por hectare. Já nas pastagens, onde sem irrigar se permite manter 4 à 5 animais por hectare, com irrigação pode-se atingir o patamar de até mais de 10 animais por hectare. Em geral, o custo do hectare irrigado fica em torno de R$ 4 à 5 mil, custo este que se paga rapidamente pela aumento da produtividade, além de permitir que o produtor não perca safras devido à estiagens, assegurando a renda para a família. Os produtores interessados em instalar um sistema de irrigação, devem procurar a Secretaria de Agricultura ou a Emater Municipal e solicitar uma visita.

Autor: Jenifer Schmidt