18 DEZ 2013
SEC. AGRICULTURA
Prefeito participa de almoço com produtores de leite

No último sábado (14), o prefeito Renato Süss e o secretário municipal de Agricultura, Leandro Nicolacópolus, estiveram em um almoço a convite da Associação de Produtores de Leite de Carazinho. O encontro aconteceu no Pavilhão da Comunidade Católica do Bairro Santo Antônio. Na ocasião, estavam os próprios produtores, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater, representados cada um por algum membro, assim como a Secretaria de Agricultura e Prefeitura. Os produtores estão comemorando o terceiro ano de funcionamento da associação, sendo que de dezembro do ano passado até agora, os produtores desta associação passaram de 700 mil litros de leite/ano, para produção de um milhão de litros neste ano, ou seja, um crescimento de produção acima de 42% dentre os associados no último ano. Tal instituição conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Emater, sendo que a expectativa para o próximo ano é de se manter também o crescimento da produção em torno de 30%. Na oportunidade, também foi relatado que o preço do leite no ano também teve ótima melhora, auxiliando investimentos na atividade, o que garantiu muitas melhoras aos produtores. “Buscou-se fazer a associação para que os produtores, ao invés de cada um negociar com as empresas que compram leite, realizando a negociação de forma individual, tendo pouco poder de barganha no preço, devido ao baixo volume de leite produzido individualmente, com a união de todos, obtendo volume alto de leite por mês, consigam negociar de forma mais contundente junto às empresas. Em geral, se tem um acréscimo de 5 à 10 centavos por litro de leite ao se formar a associação, pois, as empresas remuneram mais para não perderem um volume grande de leite”, explicou Nicolacópolus. O secretário disse ainda que espera-se uma adesão maior de produtores no próximo ano, aumentando ainda mais a força da associação. Além da venda do leite também busca-se a compra de insumos de forma coletiva, baixando os custos ao comprar volumes maiores.

Autor: Jenifer Schmidt