29 NOV 2013
SEC. AGRICULTURA
Secretaria da Agricultura proporciona curso de piscicultura na EEPROCAR

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro, foram realizados cursos sobre a produção de peixes de água doce, com o foco na produção de peixes na pequena propriedade rural. Conforme o secretário de Agricultura, Leandro Nicolacópolus, o intuito do curso junto às turmas da EEPROCAR, é auxiliar na formação técnica dos alunos que cursam o Técnico Agrícola, formando assim profissionais que tenham condições de dar assistência técnica na atividade de piscicultura. “Tal objetivo vem a complementar a política agrícola desenvolvida pela Secretaria de Agricultura do município, que visa desenvolver a produção de peixes, visando firmar esta atividade como fonte de renda para o produtor rural e garantindo a produção de carne de peixe para atender o consumo municipal e regional”, explicou o secretário. Segundo Leandro, atualmente, o principal entrave para que a piscicultura se torne uma realidade junto a muitas propriedades, é justamente a falta de assistência técnica para a atividade, assim, auxiliando na formação técnica dos futuros técnicos e técnicas agrícolas, pretende-se que estes, ao se formarem, tenham condições de auxiliar de forma efetiva que produtores rurais tenham o auxilio para que desenvolvam a atividade piscícola de forma a extrair todo potencial da atividade. “Além de auxiliar na formação profissional destes alunos, a secretaria vem desenvolvendo outras ações, como a elaboração de projetos para que produtores implementem a produção de peixes, bem como auxiliando na construção de tanques e viveiros, fornecendo as máquinas da secretaria junto aos produtores. Somente para atender o consumo de carne de peixe junto ao município de Carazinho estima-se que necessitaríamos de mais de 140 hectares de área alagada em produção, gerando anualmente, uma renda de mais de R$ 2.000.000,00 junto aos produtores rurais e empresas ligadas ao setor”, explica o prefeito.

Autor: Jenifer Schmidt