26 NOV 2013
SEC. SAÚDE
Numesc realiza curso introdutório para capacitação dos profissionais de saúde dos ESFs

O Núcleo Municipal de Saúde Coletiva (Numesc), da Secretaria da Saúde do município de Carazinho promove, em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, o Curso Introdutório às Estratégias de Saúde da Família (ESFs). O Curso Introdutório consiste em uma exigência do Ministério da Saúde a todos os profissionais que integram as 12 equipes dos ESFs, objetivando capacitá-los a fim de aprimorar e potencializar os serviços prestados e a assistência aos usuários. Nesta perspectiva, o Numesc proporcionará a realização deste curso, uma vez que visa uma política de formação e de educação permanente aos trabalhadores de saúde. O Numesc é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiras, psicóloga, dentistas, médicos e agente comunitária de saúde, tendo como competência planejar atividades de educação em saúde, de modo a manter as equipes atualizadas quanto ao papel que devem desenvolver no ambiente de trabalho. Isto reflete também na sensibilização da população quanto aos seus direitos e deveres relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Salienta-se que, o Curso Introdutório acontecerá por Módulos, o Primeiro Módulo, será no dia 27 de novembro (quarta-feira), nas dependências da ULBRA – Campus Carazinho, com a temática SUS; Relações Familiares e Saúde X Doença, para os ESFs dos Bairros Floresta, Conceição, Fey, Vila Rica, Sommer e Camaquã; e no dia 29 de novembro (sexta-feira), para os ESFs dos Bairros Sassi, Operária, Nova Ouro Preto, Princesa, Medianeira e Oriental. Nestes dias, os atendimentos de urgência e emergência estarão sendo realizados no Ambulatório Municipal e Hospital de Caridade de Carazinho (HCC).

Autor: Jenifer Schmidt