25 NOV 2013
SEC. SAÚDE
Realizado ciclo de palestras com grupos Antitabagismo

O Grupo de Tabagismo tem por objetivo fornecer ao tabagista meios de cessar com o uso de tabaco através de um grupo de apoio, com auxílio de equipe multiprofissional que incluem psicólogos, médicos, nutricionistas e enfermeiros. São duas reuniões semanais de 90 minutos cada, com palestras e discussões sobre os problemas relacionados com o tabaco e de como parar com o seu uso, além de fornecer opções para melhora de qualidade de vida após a parada com o tabagismo. Este programa está aberto para inscrições e é oferecido a toda a população. Os primeiros grupos da tarde e noite, terminaram semana passada seus ciclos de palestras. Porém, terão acompanhamentos trimestrais no próximo ano. A equipe é composta por duas enfermeiras: Luana Saraiva e Luciara Sousa e também dr. Fábio Reichert, com apoio da psicóloga Walesca Walber e da nutricionista, Patrícia de Almeida. As reuniões aconteceram no auditório ao lado do SAE, atrás da Secretaria Municipal da Saúde nas segundas-feiras à noite das 18h às 19h e nas tardes das 13h30min até às 14h30min. Participaram  duas turmas, cada uma com 13 integrantes, com resultados positivos, onde tabagistas que fumavam em torno de 40 cigarros por dia, estão fumando um, ou seja, um passo para parar de fumar, outros já param totalmente. Quem deseja inscrever-se para o próximo ano, deve procurar as enfermeiras Luana Saraiva no SAE (atrás da Secretaria Municipal da Saúde) e Luciara Sousa no CAPS (Antigo Ambulatório).

Autor: Jenifer Schmidt