05 NOV 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Inaugurado Parque Científico e Tecnológico de Passo Fundo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, juntamente com a UPF e o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, inauguraram segunda-feira (4), o Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque). O primeiro módulo construído tem um total de 651,15 metros quadrados de área e abrigará setores administrativos e a empresa âncora do empreendimento, a MV, que trabalha com sistemas de gestão em saúde. A solenidade de inauguração contou com a presença de lideranças estaduais, regionais e municipais e aconteceu nas instalações do UPF Parque, no Campus I. O prefeito Renato Süss participou da solenidade e parabenizou o governo do Estado, Passo Fundo e a UPF pelo investimento. “Parabéns a todos os envolvidos nesta grande obra tão importante para a nossa região”, disse o prefeito. A obra foi executada com recursos do Edital 01/2011, totalizando R$ 1.240.638,50 investidos, dos quais R$ 924.577,63 provenientes da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Governo do Estado do RS (SCIT) e R$ 316.060,87 como contrapartida da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). Conforme o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, será o primeiro parque consolidado que irá operar fora do eixo da Grande Porto Alegre, sendo que o Parque da UPF vai atender às necessidades regionais e tem como áreas prioritárias de atuação a Tecnologia de Informação/Software, Metal-mecânica, Saúde, Alimentos, Energia e Biotecnologia. Atualmente, o RS possui três parques tecnológicos consolidados (em operação): o Tecnopuc, em Porto Alegre, o Tecnosinos, em São Leopoldo, e o Valetec, em Novo Hamburgo. A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico recebeu neste ano mais 13 projetos. Além de Passo Fundo, outros cinco novos parques serão inaugurados até o final de 2014. O Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos faz parte das ações do Programa RS Tecnópole, que tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação em todas as regiões do RS.

Autor: Jenifer Schmidt