25 OUT 2013
SEC. AGRICULTURA
Secretaria Municipal de Agricultura promove curso de Criação e Processamento de Peixes

No último dia 15, a Secretaria Municipal de Agricultura promoveu um curso de Criação e Processamento de Peixes. A atividade aconteceu no Patronato Santo Antônio das 8h às 17h30min e contou com apoio da Emater/RS e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Conforme o secretário de Agricultura, Leandro Nicolacópolus, tendo em vista que os produtores rurais necessitam implementar atividades que gerem alta lucratividade, mesmo em pequenas áreas, e que necessitamos da produção de alimentos em nossas mesas, e lembrando que quem mais produz alimentos é o produtor familiar, a secretaria está iniciando um processo de diversificação de atividades nas propriedades. “O primeiro e que julgamos ser o mais importante, é que o produtor deve conhecer as atividades disponíveis antes de definir se implementa ela ou não na propriedade, pois, somente tendo um certo conhecimento poderá julgar se sua área, sua mão-de-obra, seu investimento, enfim, todos os recursos que possui, serão os necessários para se obter bons resultados com a nova atividade. Visto isso, junto com a Emater, estamos disponibilizando cursos para os produtores rurais, nas mais diversas áreas, citando os já realizados cursos em diversas comunidades sobre atividade leiteira e agora os cursos sobre piscicultura”, revelou Leandro. Sendo que no dia 15 deste mês, foram realizados dois cursos, um sobre processamento de peixes e o outro sobre produção de peixes. No primeiro curso, que foi organizado por uma extensionista da Emater de Carazinho e ministrado por uma equipe de extensionistas da Emater, foi mostrado aos participantes como realizar o abate dos peixes, como realizar a limpeza e evisceração, como processar para fazer filés e também diversos cortes especiais que podem ser feitos, obtendo-se melhor aproveitamento dos peixes. Ainda foram ensinadas diversas receitas com peixes, como pizza de peixes e outras, as quais irão melhorar a forma de como ingerir este alimento nas mesas dos produtores, aumentando o consumo deste tipo de carne. No outro curso, foi levado para o produtor a base de conhecimento para se produzir peixes de forma economicamente viável nas propriedades. Partiu-se de como proceder para realizar o licenciamento ambiental, mostrando-se como construir os tanques, quais as espécies mais utilizadas, alimentação dos peixes, manejo da água e todos os detalhes técnicos para se começar de forma segura na atividade piscícola. Os cursos contaram com a participação de mais de 50 produtores, sendo que novo curso já esta sendo pensado devido a demanda já solicitada. “O mercado consumidor de peixe hoje está aberto, necessitando que seja produzido cada vez mais produtos com preços muito bons, e servindo de exemplo desta carência de produto, os pesque-pague da região tem tido a necessidade de comprar peixes de estados como São Paulo e Mato Grosso, pagando valores altos devido ao transporte, pois não se tem produção suficiente na região para abastecimento do consumo”, explicou Nicolacópolus. Conforme o secretário, vários produtores já estão reformando ou construindo novos açudes nas propriedades com o objetivo de iniciar na atividade, sendo que espera-se que nos próximos seis ou sete meses, já se tenha as primeiras despescas. “Ainda temos o intuito de organizar os produtores para que realizem a despesca de forma continuada no ano, fornecendo peixe durante todo ano e não somente próximo a páscoa, possibilitando assim, que o mercado consumidor inclua definitivamente o peixe na sua alimentação diária”, concluiu o secretário.

Autor: Jenifer Schmidt