09 OUT 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Grupo de delegados de Carazinho participa da etapa estadual da CONAE em Porto Alegre

Esteve em Porto Alegre entre os dias 4 e 6 de outubro, o grupo de delegados eleitos durante a realização da etapa municipal da CONAE 2014, em Carazinho, no mês de junho. Os  delegados representam a Educação Básica, o Ensino Superior e a Educação Profissional. A etapa estadual começou na sexta-feira, dia 4, na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. Na abertura, participaram o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, o secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação (MEC), Francisco das Chagas Fernandes e a  ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Em seu pronunciamento, o secretário Azevedo destacou a importância da realização da CONAE, que representa um importante mecanismo de participação popular.   “Nossa história nos mostra que saímos de uma situação em que a educação era um privilégio para outra em que a educação é um direito”, assegurou o secretário. No dia 5, os delegados representantes dos municípios participaram durante todo o dia de discussões agrupadas nos sete eixos temáticos da Conae: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão democrática: participação popular e controle social; Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. Participaram da etapa estadual 1200 delegados, representando 106 conferências municipais e intermunicipais. Segundo a secretária de Educação e Cultura de Carazinho, Eloisa Dreyer,  a CONAE é um espaço democrático, aberto pelo Governo Federal e a articulação entre Poder Público e sociedade. “Para que todos possam participar e opinar sobre o desenvolvimento da Educação Nacional a CONAE é fundamental”, garantiu Eloisa. Os representantes do município de Carazinho foram Gelci Terezinha Quevedo Agne, Adulce Scherer, Eloisa Dreyer, Monalise Cappellari, André Binsfeld, Simone Roese, Fábio Luís Zanetti, José Gilmar de Souza, Carmen Albrecht Silveira e Agneide França. Durante a Conferência Estadual, foram eleitos os delegados que representarão demandas do estado do RS em  fevereiro de 2014, durante a etapa nacional da CONAE em Brasília.

Autor: Jenifer Schmidt