27 SET 2013
SEC. GERAL DO GOVERNO
Reunião discute obra no Pecar

Na tarde de quinta-feira (26), reuniram-se no gabinete do prefeito Renato Süss, representantes do Conselho da Comunidade, OAB, padre João Gheno Netto, Milton Schmitz, direção e administração do Presídio Estadual de Carazinho (Pecar) e o chefe de gabinete, Vilson Paese, representando o prefeito que estava em outro compromisso. Na ocasião, o assunto tratado foi a a operacionalização e execução de uma obra em um espaço ocioso no Pecar. No dia 31 de julho deste ano, já havia sido feita uma reunião para tratar do assunto. Conforme a presidente do Conselho da Comunidade, Iraci Dupont, o Conselho tem em caixa atualmente R$ 89 mil. “Temos esse dinheiro já há alguns anos e queremos minimizar a superlotação do Pecar com a reforma. Teremos sete novas celas, onde cada uma comportará três camas, isso ajudará o problema de superlotação a curto prazo, pois, tem locais lá em condições insalubres”, revelou Iraci. O projeto de reforma já foi feito pelo arquiteto Pierpaolo Bervian, entregue e aprovado pelo superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben. A obra está orçada em R$ 81.958,72 incluindo a mão de obra. Conforme o administrador do Pecar, Luiz Alberto Godinho, atualmente existem 265 apenados no Presídio, sendo que 105 são do regime aberto e semi-aberto, Godinho informa ainda que o Presídio de Carazinho recebe apenados, além do município, também de Não-Me-Toque, Chapada, Santo Antônio do Planalto, Coqueiros do Sul, dentre outras cidades, além da Justiça Federal. Segundo Paese, o município apoia a realização do projeto e vai colaborar no que for possível. O grupo continuará se reunindo para tratar da execução da obra e manterá o Executivo informado sobre o assunto.

Autor: Jenifer Schmidt