27 SET 2013
SEC. SAÚDE
Capacitação para dentistas e auxiliares de saúde bucal

Aconteceu no último dia 17 pela manhã, nas dependências da ULBRA Campus Carazinho, uma capacitação para cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, ministrado pelo cirurgião dentista João Paulo De Carli, professor da Universidade de Passo Fundo, Mestre e Doutor em Estomatologia. Os temas abordados foram: “Lesões mais frequentes de mucosa bucal e odontologia na gestação”. As instruções dadas, capacitaram os profissionais de saúde bucal da rede municipal a diagnosticar e indicar tratamento de lesões de boca, incluindo lesões cancerizáveis ou até mesmo de câncer. O grupo de profissionais de saúde bucal do município de Carazinho está apto a identificar lesões bucais e promover campanhas de saúde oral para população. Na oportunidade também foi abordado o tema “Saúde da Gestante”, agregando conhecimentos aos profissionais para o desenvolvimento de grupos e qualificando o atendimento odontológico às gestantes. Esta atividade foi promovida pela secretaria municipal da Saúde e pelo NUMESC (Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva), um grupo formado por uma equipe multidisciplinar cujos profissionais exercem suas atividades nas equipes de saúde da família e secretaria municipal da Saúde, os quais se reúnem periodicamente para organizar atividades de educação continuada permanente no município. A capacitação teve o apoio da ULBRA Carazinho, que cedeu gentilmente o espaço, da Padaria Pão Quentinho que ofereceu o coffee break e da secretaria municipal da Saúde que apoiou e viabilizou o evento.

Autor: Jenifer Schmidt