24 SET 2013
SEC. GERAL DO GOVERNO
Entregue ao Executivo Projeto de Reurbanização da Baixada do CAIC

Na tarde de segunda-feira (23), o engenheiro da Campotec, Valdocir Luiz Roman, acompanhado do estagiário de engenharia, Uilian Bortoloso, entregaram o Projeto de Reurbanização da Baixada do CAIC. O projeto propõe a retirada de famílias residentes na beira da sanga, onde enfrentam problemas ambientais e estruturais, dentre outros. As famílias serão realocadas em uma área de cinco hectares. A entrega aconteceu no gabinete do prefeito Renato Süss e contou com a presença, além do prefeito, dos secretários da Fazenda, João Carlos Martins Pedroso, de Planejamento, Roberto Klein, de Desenvolvimento, Leandro Walber, secretária de Assistência Social, Thaise Albuquerque, do diretor de Habitação, Marcos Soares, a arquiteta Letícia Del Sávio e a servidora da secretaria de Planejamento, Luana Dreyer. A Campotec foi a empresa que venceu a licitação para a elaboração do Projeto. Conforme Valdocir, engenheiro responsável e coordenador do Projeto, o mesmo já vem sendo desenvolvido há dois anos. “A regularização e a urbanização são apenas o primeiro trabalho, e para nós, foi de um aprendizado muito grande desenvolvê-lo, pois, envolveu engenheiros, biólogos, arquitetos, assistentes sociais, topógrafos, dentre outros profissionais”, lembrou o engenheiro, que destacou também que o trabalho contou ainda com visitas às famílias, medição de terrenos, para a partir daí, elaborar o Projeto. Segundo Roman, a programação é de 36 meses para a execução da obra, sendo que a verba é do Ministério das Cidades, com contrapartida do município. Dentro de 15 dias o Projeto será enviado à Caixa e conforme o secretário de Planejamento, o próximo passo, para dar seguimento ao Projeto, é a compra da área de cinco hectares que já está em negociação com o proprietário.

Autor: Jenifer Schmidt