19 SET 2013
SEC. GERAL DO GOVERNO
Comitiva de Carazinho e Não-Me-Toque discute ERS 142 com o Governo do RS

Um dossiê e um ofício com o levantamento geral da rodovia ERS 142, entre Carazinho e Não-Me-Toque, trecho que apresenta elevada incidência de acidentes com carros em razão de sua deterioração e esgotamento com o fluxo de veículos foi entregue ao titular da secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Estado do Rio Grande do Sul, João Motta, na tarde da última quarta-feira (18), no Centro Administrativo em Porto Alegre. A comitiva de prefeitos e vereadores dos municípios, contou com a presença dos deputados Márcio Biolchi e Gilberto Capoani, o prefeito  Renato Süss, vereador de Carazinho, Estevão de Loreno, prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, vice-prefeita, Teodora Lutkemeyer e vereadores de Não-Me-Toque. A reunião obteve alguns avanços após a sistemática apresentada pelo secretário. Segundo Motta, apesar da interrupção de contratos para o programa Tapa Buracos, será colocado em prática uma nova modalidade do Crema (Contratos de Restauração e Manutenção de Rodovias), do qual os recursos são empregados para recuperação do pavimento no primeiro ano de contrato e no segundo faz a manutenção garantindo a boa qualidade das pistas e da sinalização. O trecho de 22 quilômetros a ser recapeado entraria em uma espécie de “Creminha”, categoria inferior para recuperação de estradas, porém adequada para a rodovia na região da Produção. O prazo, ainda não estipulado, estaria previsto para antes da Expodireto Cotrijal, prevista para março de 2013. Também não está descartado decretar a rodovia em estado emergencial, o que descartaria edital de licitação e uso de recursos com maior rapidez para recuperação asfáltica. Também esteve em pauta, a reforma dos trevos e do trecho que vai até o município de Colorado. Ainda no final do mês de agosto, a comitiva já havia alertado o secretário adjunto da secretaria de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul (Seinfra), Claudemir Bragagnolo e o diretor de Infraestrutura, José Luís Barbosa Gonçalves, sobre uma urgente solução para a rodovia. O prefeito Renato Süss saiu satisfeito do encontro. “Temos um compromisso com nossa comunidade, por isso, buscamos soluções para a ERS 142 e unidos com lideranças, estamos avançando, pois, conseguimos o compromisso com o recapeamento, agora acompanharemos esse processo e com nossa força e de nossos companheiros, vamos solucionar este problema que se estende já há tantos anos\", enfatizou o prefeito.

Autor: Jenifer Schmidt