19 SET 2013
SEC. AGRICULTURA
Secretaria de Agricultura vai distribuir mudas de pastagem perene

A secretaria municipal de Agricultura iniciou a produção de mudas de pastagem perene, multiplicando mudas da pastagem Tifton 85, sendo estas, destinadas à formação de pastagens para o gado leiteiro. Conforme o secretário da Agricultura, Leandro Nicolacópolus, mensalmente, serão repassadas aos agricultores 50 mil mudas, quantidade suficiente para o plantio de 5 à 10 hectares de pastos por mês. O secretário afirma que a pastagem perene apresenta vantagens sobre as pastagens que devem ser plantadas anualmente, sendo as principais vantagens a econômica, pois após implantada a pastagem perene rebrota ano após ano sem custo de novo plantio, e também a vantagem produtiva, pois estas pastagens produzem já a partir de setembro, prolongando a produção até as primeiras geadas, e ainda, possibilitam grande lotação de animais por área, desde que bem adubadas e manejadas. A produção leiteira na região, segundo Nicolacópolus, não atinge seu potencial total, devido principalmente a falta de alimento em quantidade e também qualidade suficiente, por isso, o trabalho está sendo feito nesta área de formação de pastagens, produzindo-se pastagem de qualidade o ano todo toda a cadeia produtiva será beneficiada.

Autor: Jenifer Schmidt