03 SET 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Prefeito recebe pedido especial dos alunos da APAE de Carazinho

Na tarde de sexta-feira (30), o prefeito Renato Süss recebeu em seu gabinete a presidente da APAE de Carazinho,  Ângela Sella, a diretora da Instituição, Carmem Argenton, as educadoras, Indiara Bertoldi e Queila Dias e alguns dos alunos que frequentam a APAE. O motivo da visita é a luta do grupo contra o Projeto de Lei 8035/2010, de autoria do Governo Federal, que dispõe sobre o fechamento das APAEs e a inclusão do ensino para pessoas especiais dentro das escolas normais. O assunto tem provocado protestos em todo o país. A preocupação é que as famílias percam a estrutura especializada para o ensino de estudantes especiais. Conforme a educadora Queila Dias, dentro das APAEs, as crianças recebem toda a atenção diferenciada que precisam. “Ainda existe preconceito lá fora, mas dentro da escola isto é diferente, eles se sentem felizes e incluídos”, disse Queila. Carmem acrescentou que na escola, os alunos encontram, além da educação dos seis aos 15 anos, assistência médica, social, amor, carinho e compreensão, dentre tantas outras coisas. “Precisamos da ajuda e da mobilização de toda comunidade para nossa luta”, assegurou a diretora. Na ocasião, o aluno Robson Souza, leu e entregou uma cartinha ao prefeito, pedindo que ele ajude às APAEs a não fechar. “...lá encontro proteção e cuidados que fora da APAE não tem. Não fechem as APAEs, também temos lá paz, amor, carinho, amigos, felicidade...”, dizia um trecho da carta escrita pelo próprio garoto. O prefeito Renato garantiu ser radicalmente contra o fechamento das APAEs. “Parabéns pela luta de vocês e contem conosco sempre, lutaremos juntos por esta causa”, revelou. O vereador Erlei Vieira, também participou da reunião, e sensibilizado com a causa, colocou-se à disposição para colaborar com a luta. “Podem contar com a Câmara de Vereadores, vou falar com os colegas e faremos uma visita à APAE para que possamos conversar e pensar juntos”, pontuou o vereador.

Autor: Jenifer Schmidt