26 AGO 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SMEC trabalha na regularização da documentação das escolas da rede

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), pretende prestar à comunidade carazinhense serviços públicos educacionais de qualidade. Para tanto, a proposta de gestão da rede municipal de ensino tem suas ações centralizadas em três grandes eixos: a gestão pedagógica, a gestão administrativa e a gestão cultural. Ao assumir a secretaria, em janeiro deste ano, uma das primeiras ações da equipe da SMEC foi a realização de  um diagnóstico da rede municipal, para, a partir daí,  inserir políticas de governo e atuar na solução de problemas através de prioridades. Segundo a secretária de Educação, Eloisa Dreyer, um aspecto observado foi a situação das escolas da rede no que diz respeito à documentação e legalização das obras de construção, ampliação e reforma das mesmas. Segundo a secretária, muitas obras de ampliação, construção e reforma que os municípios podem pleitear junto ao governo federal exigem que a documentação das escolas esteja totalmente regularizada. Por esse motivo, a SMEC designou a servidora Maria Edília Kozikas para articular, junto à Prefeitura e demais órgãos responsáveis, a regularização dessa documentação. Os trabalhos envolvem a revisão das plantas arquitetônicas das escolas, a escritura pública junto ao Cartório de Registro de Imóveis e, em alguns casos, a necessidade de desafetação dos terrenos em que há construção em área verde e processos de desmembramento. Uma estagiária de arquitetura foi contratada para fazer as adequações nas plantas das escolas. Segundo a secretária, esse é um trabalho lento, pois demanda um aporte razoável de recursos financeiros e também aspectos burocráticos, que nem sempre são rápidos.

Autor: Jenifer Schmidt