14 AGO 2013
SEC. GERAL DO GOVERNO
Prefeitos unidos em prol dos municípios

Na manhã desta quarta-feira (14), o prefeito Renato Süss recebeu em seu gabinete prefeitos e representantes dos municípios de Chapada, Saldanha Marinho, Não-Me-Toque, Tapera, Santo Antônio do Planalto, Victor Graeff e Almirante Tamandaré do Sul. Dentre os assuntos discutidos pelas autoridades, estiveram pautas referentes à emendas parlamentares, estrada Carazinho/Não-Me-Toque, Carazinho/Chapada, Presídio Regional de Passo Fundo, saúde, pavimentação, aeroporto de Carazinho, HCC e cartelização da saúde. O prefeito Renato abriu a reunião dando as boas vindas aos visitantes, lembrando que a ideia de reunir os prefeitos da região, surgiu a partir de uma conversa em Brasília ainda no mês passado entre ele e o prefeito de Chapada, Carlos Catto. “Essas reuniões são importantes para que possamos somar forças e lutar pelos nossos municípios”, disse o prefeito. O vice-prefeito de Carazinho, Elbio Esteve, também participou da reunião e acredita que lutando unidos, os municípios têm mais força e chegarão mais longe. “Hoje ninguém mais consegue viver isolado e isso vale para os municípios também”, lembrou o chefe de gabinete Vilson Paese, ressaltando que as reivindicações das demandas são muito mais fortes se todos estiverem unidos. Conforme Catto, a realidade dos municípios da região é parecida e os problemas semelhantes, tanto na saúde, obras e nas demais áreas. O prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles do Amaral, assegurou que os municípios podem ser mais independentes financeiramente, sendo que o maior problema enfrentado hoje pelo município é na área da saúde. A secretária da Saúde de Tapera, Maria Lizete Orth, que esteve representando o prefeito, também explanou sobre o assunto saúde. Ela salientou que o Hospital do município está sob responsabilidade do Executivo há mais de seis meses e que nesse tempo, muitos avanços aconteceram. “Acredito que o grande diferencial na saúde pública é o ESF, pois trabalha a prevenção às doenças e isso também é extremamente importante”, observou a secretária. A vice-prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, destacou que as rodovias que ligam Carazinho a Chapada e Carazinho a Não-Me-Toque precisam de mais atenção, lembrou também que o aeroporto de Carazinho precisa de mais estrutura, pois, pode tornar-se referência para a região. “Muitas vezes fica difícil o pouso e aterrizagem para os empresários que vem de muito longe e tem que utilizar avião ou helicóptero”, garantiu Teodora. A prefeita de Santo Antônio do Planalto, Cristiane Franco, pontuou que reuniões assim com a participação dos municípios são muito importantes e produtivas para que um possa conhecer a realidade do outro. “Santo Antônio por exemplo não tem nenhuma empresa que gera muitos empregos no município. Temos muitas pessoas que vão para outras cidades trabalhar, por isso, é bom que estejamos unidos e lutando juntos”, enfatizou a prefeita. O prefeito de Victor Graeff, Cláudio Afonso Alflen, ressaltou que a reunião, além de uma troca de experiências é também um desabafo. Conforme Alflen, Victor Graeff tem duas prioridades, sendo elas as estradas municipais e a saúde. O prefeito de Almirante Tamandaré do Sul, Ironi Sebben, encerrou as falas dos prefeitos e representantes, avaliando que essa troca de experiências é muito boa, pois os municípios são quase do mesmo porte e têm problemas semelhantes, podendo assim, juntos, buscarem as soluções junto ao governo do Estado ou Federal. Também participaram da reunião, a secretária de Administração, Cecília Bertoldi, o secretário de Desenvolvimento, Leandro Walber e o secretário de Planejamento, Roberto Klein. Na ocasião, os representantes dos municípios assinaram dois documentos que serão enviados ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Um referente ao asfaltamento da RS 330 e outro para a duplicação da rodovia RS 142. A próxima reunião será no mês de setembro no município de Santo Antônio de Planalto.

Autor: Jenifer Schmidt