09 AGO 2013
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
III Conferência Municipal do Idoso

Durante toda a sexta-feira (9), acontece no auditório da UPF, a III Conferência Municipal do Idoso. A atividade é organizada pela Prefeitura Municipal de Carazinho, secretaria municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso. O tema da Conferência é “A pessoa idosa e o protagonismo nas transformações sociais”. Durante a abertura do evento, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Cláudia Piassa, lembrou a todos o objetivo e a importância da Conferência. “Queremos ouvir o idoso e levarmos as propostas elencadas para as instâncias Estadual e Federal. O Conselho já vem trabalhando para que o próprio idoso lute pelas suas reivindicações e principalmente pelos seus direitos”, assegurou Ana. A secretária de Assistência Social, Thaise Albuquerque, lembrou que a Conferência também é uma oportunidade para ser avaliado o serviço prestado ao idoso, tanto o público quanto o privado. “Precisamos garantir os direitos dos idosos que tanto já fizeram, pois, envelhecer é uma conquista”, disse a secretária, que teve as palavras reiteradas pelo vice-prefeito Elbio Esteve, que completou dizendo que os idosos também participam e fazem parte dos movimentos sociais e têm muito a ensinar aos jovens, pois já passaram por várias transformações. O prefeito Renato também falou da importância da Conferência para os participantes e convidando a deputada estadual Zilá Breitenbach para compor a mesa, lembrou a todos que muitas das lutas travadas por um mundo melhor, foram comandadas por quem hoje está na terceira idade. Participam da atividade conselheiros do CMIC, trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos, cuidadores de idosos, estudantes e profissionais da área do idoso e população em geral. Os eixos temáticos para discussão nos grupos são: programas, projetos, ações, serviços e atividades, gestão, participação. Dentre a programação da Conferência, acontece a palestra com a deputada estadual Zilá Breitenbach e o coordenador estadual do idoso na Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Dionízio Kuchinski, mostra de talentos, discussão dos eixos temáticos, bem como escolha de quatro delegados para a Conferência Estadual. Foram eleitos Eliane Müller, Marli Hauenstein, Ana Cláudia Piassa e Carmen Capelleto Andrade como delegadas.

Autor: Jenifer Schmidt