29 JUL 2013
SEC. GERAL DO GOVERNO
Eletrocar realiza audiência pública

Em uma audiência pública da Eletrocar, ocorrida na tarde da última sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Vereadores, foram discutidos assuntos relacionados à empresa. Para abrir a reunião, os colaboradores da Eletrocar fizeram a apresentação do funcionamento da empresa, tanto na parte legislativa, de gestão e qualidade, gestão de pessoas, controle interno e contabilidade. O engenheiro, Cláudio Quadros, falou sobre os investimentos para a expansão do sistema elétrico da Eletrocar. O espaço também foi aberto para o Conselho de Consumidores, na ocasião representado pelo secretário Fernando Vanin. O gerente administrativo financeiro da Eletrocar, Uilson Zanoncini, falou sobre a questão da bolha financeira, dívida a qual os consumidores da Eletrocar já estão pagando. Segundo o presidente da Eletrocar, Romeu Barleze, algumas questões estão sendo tratadas junto ao Governo do Estado, para que a empresa consiga mais prazos para pagamento das dívidas de empréstimo e financiamento. Ao público que compareceu à audiência, foi entregue impresso um quadro de endividamento, onde consta que o total da dívida da empresa é de mais de R$58 milhões, entre contratos, parcelamentos de ICMS e financiamentos com a Eletrobrás, Banrisul, BNDES, Sicredi e Caixa Econômica Federal. Para o prefeito Renato Süss, o que levou à empresa a estar na situação que se encontra, em déficit, foi o modelo em que ela foi administrada. O prefeito ainda acrescentou que se os funcionários assim desejarem, e depois de ter as dívidas pagas, repassaria 50% das ações da Eletrocar aos próprios funcionários da empresa, que passariam a ter participação mais efetiva nas decisões da distribuidora.

Autor: Jenifer Schmidt