09 JUL 2013
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Realizada Conferência Municipal de Assistência Social

Na sexta-feira da última semana (5), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Carazinho. O evento aconteceu durante todo o dia no salão do Colégio Notre Dame Aparecida. O principal tema da conferência foi \\\"Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS\\\". Durante a manhã, houve a abertura oficial do evento que contou com a fala do prefeito Municipal Renato Suss, da secretária de assistência social Thaise Albuquerque e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho, Joana Hamburgo, em seguida, foi feita a leitura e a aprovação do regimento interno. Também houve a palestra com Gláucia Quissi, sobre a efetivação do SUAS. Durante a tarde, houve apresentação cultural, formação de grupos para discussões dos eixos e elaboração das propostas e a plenária com apresentação e aprovação das deliberações e escolhas de delegados para a Conferência Estadual. Sendo que foram escolhidos como delegados, Vera Lúcia Staine dos Santos com a suplência de Rosane Bordeghini e Clóvis Tadeu Tolotti com o suplente Carlos Benhur. A secretária aproveitou a oportunidade para falar sobre o orçamento da Assistência Social. “Este orçamento construído pelo governo passado, foi feito sem critérios e com um decréscimo devido a não utilização do recurso pela gestão anterior, com constante superávit, por isso, não se justificava o aumento do percentual destinado a Assistência Social. Em 2008, tínhamos 3,25% do total orçamentário, em 2012, - 2,25% e em 2013, houve um pequeno incremento que se obteve devido ao recurso vinculado repassado pelo Governo Federal para o programa Acessuas Trabalho, passando à 2,60%. Buscaremos resgatar esta perda no orçamento pela Assistência Social\\\", garantiu a secretária.

Autor: Jenifer Schmidt