13 MAI 2013
SEC. SAÚDE
Reunião discute saúde preventiva

Reuniu-se nesta sexta-feira (10), na Prefeitura Municipal, o Gabinete de Programas Estruturantes da Saúde (GPE). Na oportunidade estiveram presentes o secretário municipal, Ânderson Kurtz, o diretor Administrativo, Patrick René, a coordenadora de atenção básica, Nailde Rodrigues e demais servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Também participou da reunião, o corpo técnico e científico da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), de Palmeira das Missões e da 6ª CRS de Passo Fundo. Na reunião, foram abordados diversos assuntos inerentes à execução dos serviços de saúde pública do município, além de serem pontuadas dificuldades e soluções para os problemas enfrentados no âmbito da atenção básica em Carazinho. A coordenadora de atenção básica, enfermeira Nailde Rodrigues, falou sobre o remapeamento das áreas de saúde do município e dos desafios a serem enfrentados para ampliação das estratégias de saúde da família. Na segunda chamada da reunião que ocorre mensalmente, juntaram-se ao grupo as enfermeiras das 12 ESF's do município. Diante dos vários assuntos expostos pelas enfermeiras, um teve destaque na reunião, tendo sido pontuado inclusive pelas integrantes da 6ª e da 15ª CRS, que diz respeito à intensificação de trabalhos de prevenção entre diabéticos e hipertensos, com a criação de novas formas de abordagem nos grupos de HIPERDIA (hipertensos e diabéticos). A 15ª CRS também pontuou sobre a necessidade de ampliação de atividades de conscientização sobre planejamento familiar, vez que o número de gestantes no município, principalmente em áreas mais carentes tem aumentado consideravelmente. Ao final da reunião, foi montada uma equipe de trabalho, a fim de programar algumas mudanças no tocante às atividades de prevenção em saúde. O diretor administrativo da SMS, Patrick René, comentou que é fundamental a participação das coordenadorias, no processo de reestruturação da saúde do município. "Temos uma realidade diferente, pois, participamos de uma região de saúde compartilhada por duas coordenadorias e somos também sede da 20ª região de saúde. Precisamos estar em sintonia com a região, principalmente no que diz respeito à agregar conhecimentos a nossa realidade", pontuou o diretor. O grupo será formado por profissionais das mais diversas áreas da saúde, e reunir-se-á ainda este mês. As Coordenadorias de Saúde também devem participar da equipe de trabalho. A próxima reunião do GPE ficou marcada para o dia 11 de junho.

Autor: Jenifer Schmidt