24 ABR 2013
SEC. GERAL DO GOVERNO
Realizado simulado de acidente de trânsito da Defesa Civil

A Defesa Civil de Carazinho realizou na manhã de quarta-feira (24), uma simulação de acidente de trânsito na ERS 142. A atividade teve como objetivo, testar a capacidade de resposta dos órgãos públicos de segurança do município e arredores, para uma ocorrência com grande número de vítimas. A simulação iniciou às 9h e seguiu até por volta das 10h30min. O acidente simulado foi entre um ônibus, um automóvel e um caminhão. 40 vítimas estiveram envolvidas. Participaram da ocorrência a Brigada Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Corpo de Bombeiros, o Hospital de Caridade de Carazinho (HCC), o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), instituições privadas e Prefeituras de outros municípios. 11 ambulâncias atuaram no atendimento. 14 vítimas foram encaminhadas ao HCC e houve quatro óbitos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) bloqueou a BR 285, no trevo de entroncamento com a ERS 142, para a passagem das ambulâncias. O Departamento Municipal de Trânsito também participou, fazendo a sinalização do local. Também houve um espaço específico para o público assistir o simulado. O evento durou aproximadamente três horas e seguiu um cronograma minuto a minuto. Na avaliação do chefe da Defesa Civil de Carazinho, Flávio Maioki, a ação teve resultado positivo, sendo que o atendimento em geral foi rápido e as equipes demonstraram preparo. "A tendência é melhorarmos ainda mais o atendimento de todos os órgãos, o simulado foi justamente pasa isso e alcançou o objetivo", revelou Maioki. Ele lembrou ainda que em relação ao atendimento do pessoal que estava no ônibus, em uma situação real, seriam quebradas as janelas para retirar as vítimas, mas na situação de simulado, havia uma preocupação de não danificar o veículo, já que a empresa responsável pelo mesmo foi uma colaboradora da atividade.

Autor: Jenifer Schmidt